CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
IMPACTOS DA ORIENTAÇÃO SOBRE O IRPF NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E NA COMUNIDADE REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v13i1.3856Palavras-chave:
Curricularização da extensão, Educação fiscal, Ciências ContábeisResumo
A curricularização da extensão tem se afirmado como uma estratégia essencial para integrar ensino, pesquisa e ação social no ensino superior brasileiro. No campo das Ciências Contábeis, a orientação sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) oferece oportunidades concretas para a aplicação de conhecimentos técnicos e o desenvolvimento da cidadania fiscal. Este artigo tem como objetivo relatar e analisar a experiência extensionista realizada por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade situada em Caçador/SC, durante o mês de abril de 2025. A atividade envolveu atendimentos gratuitos à comunidade e a colaboradores de empresas da região, com foco na regularização fiscal, esclarecimento de dúvidas e preenchimento da declaração do IRPF. A metodologia adotada foi qualitativa, de natureza exploratória, baseada na observação direta, registros institucionais e relatórios dos discentes. Os resultados evidenciam impactos significativos tanto na formação acadêmica dos estudantes — por meio do desenvolvimento de competências técnicas, éticas e comunicacionais — quanto na inclusão social e no fortalecimento da educação fiscal da população atendida. A ação também reforçou o papel do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) como elo entre a universidade e a comunidade, promovendo justiça tributária e ampliando o alcance das políticas públicas por meio da extensão universitária.
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