PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

Autores

  • Tânia Maria dos Santos Nodari Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Evaldo Schaffrath Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Paulo Ricardo Bavaresco Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Elizandra Iop Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Rodrigo Andre Fernandes Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Resumo

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, criou em 2013 o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), que tem por finalidade formar cidadãos com a capacidade de atuar e colaborar na promoção do desenvolvimento regional. Faz parte do Programa o Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional, destinado a alunos dos cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento. Em 2014, na segunda edição do Programa, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em cumprimento ao seu papel de fomentar a integração e a extensão com a comunidade, firmou convênio com a Secretaria Estadual de Educação para viabilizar a implantação do Programa na área de abrangência da Unoesc. Dessa forma, este artigo tem por finalidade relatar as contribuições do Proesde e as ações desenvolvidas na Unoesc ao desenvolver o Programa. No total foram oito Secretarias de Desenvolvimento Regional, abrangendo 73 municípios e 197 alunos de diversas áreas do conhecimento. O conteúdo programático abrangeu atividades teórico-práticas e ao final do curso os alunos desenvolveram projetos voltados à promoção do desenvolvimento nas regiões onde estão inseridos. Os alunos também conheceram experiências de projetos inovadores durante os seminários regionais que aconteceram em Xanxerê, e também participaram do Seminário Estadual em Caçador. A avaliação do Programa pelos alunos foi positiva, o que reforça a necessidade de continuidade do programa, pois ele beneficia intelectualmente e também financeiramente os estudantes e contribui com o desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Desenvolvimento regional. Políticas públicas. Extensão. Unoesc.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

NODARI, T. M. dos S.; SCHAFFRATH, E.; BAVARESCO, P. R.; IOP, E.; FERNANDES, R. A. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 208–221, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/793. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos