AS FUNÇÕES DA UNIVERSIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Uniarp, Caçador, SC

Palavras-chave:

Educação superior, Extensão

Resumo

Resumo: O tema deste artigo compreende a universidade à luz das suas funções constitucionais de ensino, pesquisa e extensão. Sob essa perspectiva, a extensão se constitui como um instrumento construtivo e formativo, que prima pela qualidade da educação superior no País. Entrementes, constitui-se estratégia de gestão, voltada para a produção, armazenamento e compartilhamento do conhecimento, suplantando o paradigma de se resumiria à prestação de serviços à comunidade. A ideia inerente a essa perspectiva de compreensão é a de que o ensino e a pesquisa devem ter uma significação social, devem ter pertinência, ou seja, necessitam estar enraizadas no terreno das aspirações e contradições públicas. Para que tal objetivo seja alcançado, faz-se mister que ensino, pesquisa e extensão interajam profundamente, não operando separadamente, porquanto, destarte, produzirão ocorrências socialmente relevantes. A par disso, ao se articularem, em verídica produção conjunta, uma função alimenta a outra e pela outra é alimentada.

Palavras-chave: Educação superior. Extensão.

 

Abstract: The theme of this article covers the university in the light of its constitutional functions of teaching, research and extension. From this perspective, the extension is constituted as a constructive and training tool, that excels in quality of higher education in the country. Meanwhile, it constitutes management strategy, focused on production, storage and sharing of knowledge, overcoming the paradigm of summarizing the provision of services to the community. The idea inherent in this perspective is the understanding that teaching and research should have a social significance, must be relevant, i.e., need to be rooted in the realm of public aspirations and contradictions. For this objective to be achieved, it is necessary that teaching, research and extension interact deeply, not operating separately because, thus, they will produce socially relevant occurrences. In addition, as they articulate, in true joint production, functions feed each other.

Keywords: Higher education; extension.

 

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Uniarp, Caçador, SC

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; em Psicopedagogia; em Gestão Educacional; em Supervisão, Orientação e Administração Escolar; em Direito Civil; em Negócios Internacionais; e em Ecumenismo e Diálogo Interreligioso. Bacharel em Administração, Direito e Filosofia. Técnico em Transações Imobiliárias. Pesquisador e docente na educação superior, nomeadamente no Mestrado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (em elaboração), participando do Núcleo de Pesquisa em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Orientou e participou de bancas examinadoras de trabalhos acadêmicos, bem como recebeu diversas honrarias acadêmicas. Comendador pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Trouxe à publicidade artigos em congressos, periódicos e livros. Ex-assessor da Assembléia Estadual Constituinte de Santa Catarina. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Pesquisador nas áreas de Gestão do Conhecimento e de Administração Pública. Avaliador do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina para atividades regulatórias de cursos de graduação e credenciamento institucional. Agente Público, em gestão e assessoramento superior, no exercício de funções educacionais, legislativas e jurídicas, coordenou a elaboração de Planos de Governo do Estado de Santa Catarina. No âmbito filosófico, mantém interesse em Epistemologia e Filosofia da Mente; e, na área teológica, devota-se ao Diálogo Interreligioso. Ex-integrante do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Inovação da Universidade do Sul de Santa Catarina, assim como do Núcleo de Pesquisa em Complexidade e Cognição da Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-Presidente do Conselho Estadual de Educação e ex-membro dos Conselhos Estadual de Cultura e do Desporto de Santa Catarina. Estudioso da Literatura Brasileira, com ênfase na obra de Vinícius de Morais. Cultor de Artes Visuais e da Música, precipuamente Bossa Nova. Ex-docente da Unisul Virtual (educação a distância). Reitor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Advogado (OAB/SC nº 4912), com militância em Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA-SC nº 21651), com devotamento à Administração Universitária e á Gestão de Pessoas. Jornalista (MTE/SC nº 4155), dedicado ao Jornalismo Turístico e ao Jornalismo Cultural. Turismólogo, com "expertise" em Turismo Cultural e Hotelaria. Corretor de Imóveis (Creci - SC º 15070). Deu a lume 20 (vinte) livros. Presentemente, pesquisa Ciências da Religião e Relações Internacionais. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6663595207403860

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

DOS SANTOS, A. M. AS FUNÇÕES DA UNIVERSIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 6–12, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/art01. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos