UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA PELO FISIOTERAPEUTA: ASPECTOS LEGAIS E INSERÇÃO NAS ESTRUTURAS CURRICULARES

Autores

  • Luciano Alves Nascimento Universidade Ceuma
  • João Ferreira Silva Junior Universidade Ceuma
  • Marcus Vinicius Viégas Lima Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v3i2.273

Palavras-chave:

Neuromodulação. Estimulação Magnética Transcraniana. Recursos Fisioterapêuticos.

Resumo

Use of the Transcranial Magnetic Stimulation Techniques by Physiotherapist: Legal Aspects and Inserting in the Curriculum Frameworks

Resumo: Objetivo: Compreender a utilização das técnicas de estimulação magnética transcraniana pelo fisioterapeuta. Materiais e métodos: tratou-se de um estudo descritivo, de delineamento transversal com abordagem quantitativa e análise documental.  A amostra foi composta de 46 instituições de ensino superior públicas e 220 privadas, em que se avaliou o plano de curso da disciplina de recursos fototermoeletroterapêuticos ou disciplina equivalente dos cursos de fisioterapia em atividade no Brasil. Resultados: nenhuma instituição de ensino superior atende ao requisito do ensino EMT em seus planos de disciplinas. Conclusão: os avanços tecnológicos como a EMT estão um pouco distantes de permear as estruturas curriculares dos cursos de fisioterapia, pois não se fazem presentes em nenhuma das 266 ementas analisadas.

Palavras-chave: Neuromodulação. Estimulação Magnética Transcraniana. Recursos Fisioterapêuticos.

 

Abstract: Objective: To understand the use of transcranial magnetic stimulation techniques by the physiotherapist. Materials and methods: This was a descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach and document analysis. The sample was composed of 46 public higher education institutions and 220 private, in which we assessed the course plan of discipline physiotherapeutic resources or equivalent courses of physiotherapy in activity in Brazil discipline. Results: No higher education institution meets the requirement of teaching TMS courses in their plans. Conclusion: Technological advances such as TMS's are a little distant to permeate the curriculum structures of courses of physiotherapy, because is not present in any of the 266 analyzed menus.

Keywords: Neuromodulation; Transcranial Magnetic Stimulation; Physical Therapy Resources.

Biografia do Autor

Luciano Alves Nascimento, Universidade Ceuma

Acadêmico de Fisioterapia na Universidade Ceuma

João Ferreira Silva Junior, Universidade Ceuma

Fisioterapeuta, Educador Social do Projeto Gol pela Paz - Futebol Masculino da ONG Plan International Brasil.

Marcus Vinicius Viégas Lima, Universidade Ceuma

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Ceuma

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Publicado

2014-10-09

Como Citar

Nascimento, L. A., Silva Junior, J. F., & Lima, M. V. V. (2014). UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA PELO FISIOTERAPEUTA: ASPECTOS LEGAIS E INSERÇÃO NAS ESTRUTURAS CURRICULARES. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 3(2), 72–83. https://doi.org/10.33362/ries.v3i2.273

Edição

Seção

Dossiê: Reabilitação, Saúde e Qualidade de Vida