FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA PARA A ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Liliam Rosany Medeiros Fonseca Barcellos Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM
  • Natalia Lujan Ferraz Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Érica Midori Ikegami Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lislei Jorge Patrizzi Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Isabel Aparecida Porcatti de Walsh Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Suraya Gomes Novais Shimano Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.1481

Palavras-chave:

Fisioterapeutas, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o preparo para atuação na Atenção Básica (AB), por parte de graduandos do último ano e docentes do curso de Fisioterapia de Instituições de Ensino Superior (IES) pública e privadas de uma cidade de médio porte de Minas Gerais. Pesquisa transversal realizada por meio de entrevistas individuais com 64 graduandos e 28 docentes que responderam um questionário semiestruturado com aspectos sobre a atuação do fisioterapeuta para a AB. Os resultados revelaram que os graduandos acreditam que as disciplinas cursadas relacionadas a AB foram suficientes para atuar nesse nível de atenção, ao contrário dos docentes, que acreditam que seus discentes não estão aptos para intervir. A opinião dos graduandos que julgam o tempo de estágio na AB adequado foi bem próxima daqueles que não. Referente as atividades extraclasse relacionadas a AB, essas ainda são escassas. Os docentes conseguem fazer associações entre as disciplinas que ministra com a AB e durante sua formação tiveram disciplinas relacionadas, mas essas não forneceram bases para a prática. Espera-se que os achados contribuam para o direcionamento de ações no campo acadêmico, visando a proposição de mudanças nos currículos dos cursos, ampliação do conhecimento sobre esse nível de atenção e auxílio na formação de um profissional em consonância com os princípios do SUS e da AB, rompendo com o caráter estritamente reabilitador da profissão.

PHYSIOTHERAPIST FORMATION FOR PRIMARY CARE

ABSTRACT
The present study had as objective to analyze the preparation for action in Primary Care (PC) by undergraduate students of the last year and professors of the physiotherapy course of Institutions of Higher Education (IHE) of public and private sectors of a medium-sized city of Minas Gerais. Cross-sectional research was carried out through individual interviews with 64 undergraduates and 28 teachers who answered a semi-structured questionnaire with aspects about the physiotherapist’s performance for PC. The results showed that undergraduates believe that the disciplines studied related to PC were sufficient to act at this level of attention, unlike the teachers, who believe that their students they are not able to intervene. The opinion of graduates judging the appropriate internship time in PC was very close to those who did not. Regarding extraclass activities related to PC, these are still scarce. Teachers are able to make associations between the disciplines that they minister with PC and during their formation had related disciplines, but these did not provide bases for the practice. It is hoped that the findings contribute to the direction of actions in the academic field, aiming at proposing changes in the curricula of the courses, expanding knowledge about this level of attention and assisting in the formation of a professional in harmony with the principles of the Single System of Health (SSH) and PC, breaking with the strictly rehabilitating
character of the profession.

KEYWORDS: Physical therapists. Health human resource raining. Primary health care

Biografia do Autor

Liliam Rosany Medeiros Fonseca Barcellos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Mestranda em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Possui Residência pelo Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde (eixo de concentração em Saúde do Idoso) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba-UNIUBE (2013). Atualmente, dedica-se a estudos na área de Saúde do Idoso: atividade física, saúde mental e comportamento sedentário. Semestralmente coordena e ministra cursos de atualização à Saúde do Idoso pela UFTM. Membro do Núcleo de Estudos de Atividade Física & Saúde - NEAFISA.

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Publicado

2019-07-18

Como Citar

Barcellos, L. R. M. F., Ferraz, N. L., Ikegami, Érica M., Patrizzi, L. J., Walsh, I. A. P. de, & Shimano, S. G. N. (2019). FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA PARA A ATENÇÃO BÁSICA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 8(2), 14–24. https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.1481

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde