APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ABORDAGEM INTRODUTÓRIA

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, SC
  • Jean Carlos Kuss
  • Joice Luiza de Flores Matias Wagner
  • Rubens Luis Freiberger
  • Claudio Sanches

Resumo

Resumo: A palavra aprendizagem, na concepção da lavra de Duarte (2005, p. 142), consiste na capacidade que o indivíduo possui de aprender novos conhecimentos. O processo de aprendizagem é dinâmico, ativo e global, uma vez que possibilita a troca de informações. O mesmo autor entende que a aprendizagem pode ainda ser concebida como um processo de auto-avaliação, isto é, de reflexão para a ação. Vários modelos se propõem a analisar a dimensão individual do processo de aprendizagem. Desde o início, os pesquisadores que atuam com base na concepção da socialização da aprendizagem individual, abordam o dilema existente entre aprendizagem individual e organizacional. Desde o início as pesquisas evidenciam uma ênfase profunda no papel da aprendizagem individual na aprendizagem organizacional. O sistema da aprendizagem organizacional depende completamente da aprendizagem individual, mantendo-se diretamente ligado ao conhecimento compartilhado por todos os membros da organização.

Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Conhecimento.

 

Abstract: The word learning, in Duarte's conception of lavra (2005, p. 142), Consists in the individual's ability to learn new knowledge. O Learning process is dynamic, active and global, since it enables the exchange Of information. The same author understands that learning can still be Conceived as a process of self-evaluation, that is, of reflection for action. Several models propose to analyze the individual dimension of the learning. From the outset, researchers working on design Of the socialization of individual learning, address the dilemma between Individual and organizational learning. From the outset, research shows A deep emphasis on the role of individual learning in learning Organizational structure. The system of organizational learning depends entirely on Of individual learning, remaining directly related to knowledge Shared by all members of the organization.

Keywords: Organizational learning. Knowledge.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, SC

A palavra aprendizagem, na concepção da lavra de Duarte (2005, p. 142), consiste na capacidade que o indivíduo possui de aprender novos conhecimentos. O processo de aprendizagem é dinâmico, ativo e global, uma vez que possibilita a troca de informações. O mesmo autor entende que a aprendizagem pode ainda ser concebida como um processo de auto-avaliação, isto é, de reflexão para a ação. Vários modelos se propõem a analisar a dimensão individual do processo de aprendizagem. Desde o início, os pesquisadores que atuam com base na concepção da socialização da aprendizagem individual, abordam o dilema existente entre aprendizagem individual e organizacional. Desde o início as pesquisas evidenciam uma ênfase profunda no papel da aprendizagem individual na aprendizagem organizacional. O sistema da aprendizagem organizacional depende completamente da aprendizagem individual, mantendo-se diretamente ligado ao conhecimento compartilhado por todos os membros da organização.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; KUSS, J. C.; WAGNER, J. L. de F. M.; FREIBERGER, R. L.; SANCHES, C. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ABORDAGEM INTRODUTÓRIA. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 06–17, 2017. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/1162. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos