APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ABORDAGEM INTRODUTÓRIA
Abstract
Resumo: A palavra aprendizagem, na concepção da lavra de Duarte (2005, p. 142), consiste na capacidade que o indivíduo possui de aprender novos conhecimentos. O processo de aprendizagem é dinâmico, ativo e global, uma vez que possibilita a troca de informações. O mesmo autor entende que a aprendizagem pode ainda ser concebida como um processo de auto-avaliação, isto é, de reflexão para a ação. Vários modelos se propõem a analisar a dimensão individual do processo de aprendizagem. Desde o início, os pesquisadores que atuam com base na concepção da socialização da aprendizagem individual, abordam o dilema existente entre aprendizagem individual e organizacional. Desde o início as pesquisas evidenciam uma ênfase profunda no papel da aprendizagem individual na aprendizagem organizacional. O sistema da aprendizagem organizacional depende completamente da aprendizagem individual, mantendo-se diretamente ligado ao conhecimento compartilhado por todos os membros da organização.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Conhecimento.
Abstract: The word learning, in Duarte's conception of lavra (2005, p. 142), Consists in the individual's ability to learn new knowledge. O Learning process is dynamic, active and global, since it enables the exchange Of information. The same author understands that learning can still be Conceived as a process of self-evaluation, that is, of reflection for action. Several models propose to analyze the individual dimension of the learning. From the outset, researchers working on design Of the socialization of individual learning, address the dilemma between Individual and organizational learning. From the outset, research shows A deep emphasis on the role of individual learning in learning Organizational structure. The system of organizational learning depends entirely on Of individual learning, remaining directly related to knowledge Shared by all members of the organization.
Keywords: Organizational learning. Knowledge.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).