COMPOSIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA DE MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE NA FAZENDA GOIABEIRA, CAÇADOR,SC, BRASIL- DADOS PRELIMINARES

Autores

  • Jonathan Thibes dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Andréa Tozzo Marafon Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Palavras-chave:

Mamíferos. Levantamento. Conservação. Floresta Ombrófila Mista.

Resumo

O presente trabalho apresenta dados preliminares sobre a composição e caracterização da fauna de mamíferos de médio e grande porte não-voadora em fragmento florestal de FOM (Floresta Ombrófila Mista) mesclado ao plantio de Pinus sp na Fazenda Goiabeira, propriedade da empresa Laminados AB Ltda. de Caçador, Santa Catarina. O levantamento da mastofauna foi realizado semanalmente, por um período de 2 meses entre agosto/2013 e setembro/2013 e deu-se por meio de exploração direta de trilha de 1,2 km pré-existente na área. Para a coleta dos dados, foram utilizados os métodos diretos e indiretos tais como avistamentos, procura por vestígios como pegadas, marcações e fezes, além de registros fotográficos através da instalação de quatro armadilhas fotográficas modelo Tigrinus®. As coletas de dados foram realizadas uma vez por semana, entre 07:30 e 14:30, totalizando 42 horas de trabalho de campo. Foram identificadas até o momento, 4 ordens, 6 famílias e 6 espécies de mamíferos silvestres. A lista apresentada neste trabalho diz respeito a espécies detectadas, principalmente, pelo método indireto (pegadas), não foram obtidos até o momento registros fotográficos. Apesar do curto período de tempo amostral, a análise dos resultados preliminares indica que, mesmo tratando-se de uma área com silvicultura, a presença de fragmentos de mata nativa garante a presença daqueles mamíferos menos sensíveis, fornecendo-lhes abrigo, alimento, água e também permitindo o fluxo gênico dessas populações, porém, a continuidade dos estudos sobre a mastofauna local é necessária para confirmar tais dados e verificar a existência de uma variedade maior de espécies.

Biografia do Autor

Jonathan Thibes dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Andréa Tozzo Marafon, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Publicado

2013-12-04

Como Citar

DOS SANTOS, J. T.; MARAFON, A. T. COMPOSIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA DE MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE NA FAZENDA GOIABEIRA, CAÇADOR,SC, BRASIL- DADOS PRELIMINARES. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 25–30, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/197. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do III Seminário de Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão