COMPOSIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA FAUNA DE MAMÍFEROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE NA FAZENDA GOIABEIRA, CAÇADOR,SC, BRASIL- DADOS PRELIMINARES
Palabras clave:
Mamíferos. Levantamento. Conservação. Floresta Ombrófila Mista.Resumen
O presente trabalho apresenta dados preliminares sobre a composição e caracterização da fauna de mamíferos de médio e grande porte não-voadora em fragmento florestal de FOM (Floresta Ombrófila Mista) mesclado ao plantio de Pinus sp na Fazenda Goiabeira, propriedade da empresa Laminados AB Ltda. de Caçador, Santa Catarina. O levantamento da mastofauna foi realizado semanalmente, por um período de 2 meses entre agosto/2013 e setembro/2013 e deu-se por meio de exploração direta de trilha de 1,2 km pré-existente na área. Para a coleta dos dados, foram utilizados os métodos diretos e indiretos tais como avistamentos, procura por vestígios como pegadas, marcações e fezes, além de registros fotográficos através da instalação de quatro armadilhas fotográficas modelo Tigrinus®. As coletas de dados foram realizadas uma vez por semana, entre 07:30 e 14:30, totalizando 42 horas de trabalho de campo. Foram identificadas até o momento, 4 ordens, 6 famílias e 6 espécies de mamíferos silvestres. A lista apresentada neste trabalho diz respeito a espécies detectadas, principalmente, pelo método indireto (pegadas), não foram obtidos até o momento registros fotográficos. Apesar do curto período de tempo amostral, a análise dos resultados preliminares indica que, mesmo tratando-se de uma área com silvicultura, a presença de fragmentos de mata nativa garante a presença daqueles mamíferos menos sensíveis, fornecendo-lhes abrigo, alimento, água e também permitindo o fluxo gênico dessas populações, porém, a continuidade dos estudos sobre a mastofauna local é necessária para confirmar tais dados e verificar a existência de uma variedade maior de espécies.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).