AVALIAÇÃO FISICO QUIMICA E NUTRICIONAL DO COGUMELO LACTARIUS DELICIOSUS: APLICABILIDADE COMO ALIMENTO E ATIVO FARMACOLÓGICO
Palavras-chave:
Naturais. Cogumelo. Antioxidante. Fitoquímica. Compostos.Resumo
A busca por produtos naturais como fonte de princípios ativos está aumentando cada vez mais, dentre os produtos naturais de interesse farmacológico se destacam os fungos (cogumelos), sendo considerados como uma rica fonte de princípios ativos com ação antibiótica, antioxidante, imunoestimulante, antimicótica, citotóxica entre outras. Levando em conta a grande distribuição do fungo (cogumelo) Lactarius deliciosus na região meio-oeste catarinense vivendo em simbiose com plantas de Pinus sp, o objetivo deste trabalho foi verificar a composição fitoquímica do extrato de Lactarius deliciosus, bem como seu potencial antioxidante. Foi feita a coleta e a secagem das amostras do cogumelo Lactarius deliciosus, para investigação dos compostos com potencial biológico e antioxidantendo utilizados como solventes: água à temperatura ambiente, metanol 100%, metanol 80%, metanol 50% e etanol 80%. Com relação à extração de compostos, o extrato seco apresentou melhor capacidade de extração de flavonoides 11,82 por equivalente de quercetina (Extrato seco etanol 80%), capacidade antioxidante frente ao radical DPPH 52,23% de proteção (Extrato seco metanol 2mg/ml), co-oxidação caroteno/ácido linoleico 86% de proteção (Extrato seco aquoso 2mg/ml), apresentou maior quantidade de carboidratos solúveis 26, amido 97,36, proteínas totais 59,19 em mg/g de massa. Também apresentou melhor rendimento 7,58% (Extrato seco metanol 50%). Com relação ao extrato fresco, este apresentou melhor capacidade de extração de fenóis 18,53 por equivalente de ácido gálico, maior poder redutor em comparação ao extrato seco, maior teor de vitamina C 0,152mg/ml, maior teor de lipídios 0,21%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).