DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS AO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR E ECOFORMADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Aline Lima da Rocha Almeida Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, SC
  • Marlene Zwierewicz Doutora em Pedagogia
  • Leticia Carreño Saucedo

Resumo

: a valorização das especificidades das escolas do campo no planejamento do ensino depende de oportunidades de formação docente contextualizadas e de metodologias capazes de aproximar os conteúdos curriculares à realidade dos estudantes. Este artigo sistematiza uma experiência comprometida com esse processo. Trata-se do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido em uma escola do campo de Caçador, Santa Catarina, o qual se constituiu em objeto de estudo de uma pesquisa-ação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Nos resultados, prioriza-se a sistematização da proposta formativa com apresentação das etapas e parte das atividades, além de fragmentos, coletados durante a realização dos encontros formativos, a fim de evidenciar a percepção dos docentes e destacar o viés transdisciplinar e ecoformador do planejamento realizado a partir da formação.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos