DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS AO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR E ECOFORMADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Abstract
: a valorização das especificidades das escolas do campo no planejamento do ensino depende de oportunidades de formação docente contextualizadas e de metodologias capazes de aproximar os conteúdos curriculares à realidade dos estudantes. Este artigo sistematiza uma experiência comprometida com esse processo. Trata-se do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido em uma escola do campo de Caçador, Santa Catarina, o qual se constituiu em objeto de estudo de uma pesquisa-ação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Nos resultados, prioriza-se a sistematização da proposta formativa com apresentação das etapas e parte das atividades, além de fragmentos, coletados durante a realização dos encontros formativos, a fim de evidenciar a percepção dos docentes e destacar o viés transdisciplinar e ecoformador do planejamento realizado a partir da formação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).