PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, DA ANTINGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE
ECOFORMER CREATIVE PROJECT: TOYS AND CHILDREN’S PLAY, FROM ANCIENT TO CONTEMPORARY TIMES
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v8i2.2537Palavras-chave:
Educação Infantil. Projetos Criativos Ecoformadores. Brinquedos.Resumo
Este artigo sistematiza uma experiência realizada na Educação Infantil com a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). A proposta teve como objetivo estimular a exploração de brincadeiras tradicionais, visando a ampliação de possibilidades pedagógicas comprometidas com o desenvolvimento integral. Entre os resultados da intervenção, observou-se tanto o aumento da aproximação entre a família e a escola como a articulação entre o currículo da Educação Infantil com a realidade das crianças. As atividades envolveram, entre outras ações, pesquisas sobre as brincadeiras que faziam parte da infância dos pais e oficina de produção de brinquedos.
Palavras-chave: Educação Infantil. Projetos Criativos Ecoformadores. Brinquedos.
ABSTRACT: This article systematizes one experience performed at the Child Education with the methodology of the Ecoformer Creative Projects (ECP) [Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)]. The proposal aimed to stimulate the exploration of traditional children’s play, considering the widening of pedagogical possibilities committed to the integral development. Among the results of the intervention, it was observed a higher rapprochement between the family and the school as well as the articulation between the syllabus of the Child Education with the children’s reality. The activities involved, among other actions, researches about the children’s play which were part of the parents’ childhood and the workshop of toys production.
Keywords: Child Education. Ecoformer Creative Projects. Toys.
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