PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, DA ANTINGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE

ECOFORMER CREATIVE PROJECT: TOYS AND CHILDREN’S PLAY, FROM ANCIENT TO CONTEMPORARY TIMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v8i2.2537

Palavras-chave:

Educação Infantil. Projetos Criativos Ecoformadores. Brinquedos.

Resumo

Este artigo sistematiza uma experiência realizada na Educação Infantil com a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). A proposta teve como objetivo estimular a exploração de brincadeiras tradicionais, visando a ampliação de possibilidades pedagógicas comprometidas com o desenvolvimento integral. Entre os resultados da intervenção, observou-se tanto o aumento da aproximação entre a família e a escola como a articulação entre o currículo da Educação Infantil com a realidade das crianças. As atividades envolveram, entre outras ações, pesquisas sobre as brincadeiras que faziam parte da infância dos pais e oficina de produção de brinquedos.

Palavras-chave: Educação Infantil. Projetos Criativos Ecoformadores. Brinquedos.

ABSTRACT: This article systematizes one experience performed at the Child Education with the methodology of the Ecoformer Creative Projects (ECP) [Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)]. The proposal aimed to stimulate the exploration of traditional children’s play, considering the widening of pedagogical possibilities committed to the integral development. Among the results of the intervention, it was observed a higher rapprochement between the family and the school as well as the articulation between the syllabus of the Child Education with the children’s reality. The activities involved, among other actions, researches about the children’s play which were part of the parents’ childhood and the workshop of toys production.

Keywords: Child Education. Ecoformer Creative Projects. Toys.

Referências

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha Almeida. Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.

AMARP. Diretriz Curricular da Educação Infantil. Videira: Secretaria Municipal de Ensino, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 11 jan. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: educação é a base. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/saiba-mais. Acesso em: 11 jan. 2021.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia da educação da primeira infância. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

PIRES, A. P. de L. .; ALMEIDA, A. L. da R. .; SILVA, E. G. da .; OLSZEWSKI, J. T. .; ARIOTTI, M. M. .; BAADE, J. H. .; MARQUES, C. M. . PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, DA ANTINGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE: ECOFORMER CREATIVE PROJECT: TOYS AND CHILDREN’S PLAY, FROM ANCIENT TO CONTEMPORARY TIMES. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 8, n. 2, p. 48-57, 2020. DOI: 10.33362/ext.v8i2.2537. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2537. Acesso em: 3 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos