FORMAÇÃO DOCENTE E O NOVO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v9i1.2732Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de formação dos estudantes/bolsistas da Universidade Regional de Blumenau (FURB) no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE). O Novo Ensino Médio foi o tema de estudo do ano de 2020, onde foi oportunizado momentos de reflexões e planejamentos para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos futuros educadores. A partir da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC, 2018) e estudos sobre a teoria histórico-cultural de Vigotski foi proposto a elaboração de um plano de aula interdisciplinar da área das linguagens e suas tecnologias com base no Ensino Desenvolvimental de Davidov. Assim, o plano foi elaborado em cinco ações: a formação da base teórica, a análise mental do processo, a formação da postura teórica, a exploração do conhecimento situado e concreto e o exame qualitativo dos fundamentos teóricos das ações. Todo esse processo foi idealizado por Davidov (2013/1986) que propôs um planejamento voltado para a aprendizagem gradual do estudante. Além disso, para que a prática educativa se relacione com a atividade de estudo e forme o pensamento teórico do estudante, foram consideradas quatro categorias: os amplificadores culturais e ação mediada, grau de abstração e relações de generalidade, participação orientada e emergência de espaços comunicativos. O tema escolhido pelo grupo para a elaboração do plano foi Variações Linguísticas, com foco na desconstrução de preconceitos e noções normativas da língua, primando pela comunicação e criação de conexões entre comunidades linguísticas distintas. O principal resultado identificado foi que a formação continuada é de extrema importância para o docente, fazendo com que conheça novas tendências pedagógicas e possam utilizá-las no contexto de sala de aula.
Referências
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