RELATO DAS ATIVIDADES NUMA SALA TEMÁTICA DE TERMODINÂMICA E FLUIDOS

REPORT OF ACTIVITIES IN A THEMATIC ROOM FOR THERMODYNAMICS AND FLUIDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v9i2.2771

Palavras-chave:

Extensão, Exposição de Física, Termodinâmica, Fluidos, Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta um relato da sala de Termodinâmica e Fluidos, durante a VI EXPOFÍSICA, realizada no Instituto Federal do Espírito Santo - Cariacica em 2019. Esta atividade de extensão tem sido realizada anualmente junto com a Semana de Ciência e Tecnologia com o objetivo de promover a divulgação científica para a comunidade. O público são alunos da rede pública e particular do Estado, visitantes externos, além dos alunos do próprio campus.  Na sala atuaram como mediadores 21 licenciandos do curso de Licenciatura em Física do campus. Para essa pesquisa foram utilizadas observações feitas pelos professores coordenadores da sala e um questionário respondido pelos mediadores. Além da divulgação científica, os resultados apontam para diversos aspectos positivos para os licenciandos mediadores, tais como: ganho de autonomia, aprendizado de Física, interação com os visitantes, colaboração com os colegas proporcionando a integração do curso, evolução e aprendizado na transmissão de conhecimento e incentivo para a carreira docente.

Palavras-chave: Extensão. Exposição de Física. Termodinâmica. Fluidos. Formação de professores.

 

ABSTRACT: This article presents an account of the Thermodynamics and Fluids room, during the VI EXPOFÍSICA, held at the Federal Institute of Espírito Santo - Cariacica in 2019. This extension activity has been carried out annually together with the Science and Technology Week with the aim of promoting scientific dissemination to the community. The public are students from the State's public and private network, external visitors, in addition to students from the campus itself. In the room, 21 undergraduates from the Physics Degree course on campus acted as mediators. For this research, observations made by the coordinators of the room and a questionnaire answered by the mediators were used. In addition to scientific dissemination, the results point to several positive aspects for undergraduate mediators, such as: gaining autonomy, learning Physics, interacting with visitors, collaborating with colleagues, providing the integration of the course, evolution and learning in the transmission of knowledge. and encouragement for a teaching career.

Keywords: Extension. Exhibition of Physics. Thermodynamics. Fluids. Teacher training.

Referências

ARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf>. Acesso em: 6 de jan. 2021.

AZEVEDO, M. do R. Mediação cultural na contemporaneidade: os museus. Dissertação (Mestrado) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Lisboa, 2003.

CANHÃO DE AR - FÍSICA EM REDE, http://www2.fisicaemrede.com/pluginfile.php/4526/mod_forum/attachment/431/Canh%C3%A3o%20de%20Ar%20-%20trabalho%20definitivo.docx. Acesso em 06/12/21.

CARVALHO, A. M. P. de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (org.). Ensino de Ciências por Investigação: Condições para Implementação em Sala de Aula. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2013. p. 1-20.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

JANJACOMO, J. P.; COELHO, G. R. As mediações e interações estabelecidas na XVI Mostra de Física e Astronomia da UFES. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, 2015.

MANUAL DO MOTOR DE STIRLING. Disponível em:

http://manualdomotorstirling.blogspot.com/2013/06/lista-dos-materiais-usados-para-um.html . Acesso em :7 de dezembro de 2021.

MARANDINO, M. Enfoques de Educação e comunicação nas Bioexposições de museus de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n.1, p. 103-120, 2003.

MARTINS, E. (2008). Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Goiânia, julho de 2008. Base de dados do Scielo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2012.

MONTEIRO, M. M.; DA SILVA, M. G. L. Reflexões sobre o conceito de Autonomia para o Ensino de Ciências: elementos da filosofia de Cornelius Castoriadis como fundamento para a crítica da pós verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1526 -1550, dez 2020.

RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S., & NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais, 1(16), 141-148, 2013.

SANTANNA, A; NASCIMENTO, P. R. A história do lúdico na educação REVEMAT, eISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p19

SANTOS, J.; ROCHA, B.; PASSAGLIO, K. Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 28 maio 2016.

SILAS, J. (2019). Convecção e brisas marítimas. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/fisica/conveccao-brisas-maritimas.htm. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

TAHA, M. S.; LOPES, C. S. C.; SOARES, E. L. FOLMER. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, V.11, No. 1 2016.

VIZZOTTO, P. A. Um panorama sobre as licenciaturas em Física do Brasil: Análise descritiva dos Micro dados do Censo da Educação Superior do INEP. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K. .; MODOLO, F. M. .; AMORIM, I. S. de .; SILVA, J. V. de S. .; NASCIMENTO, R. S. do .; MORAES, S. C. H. de. RELATO DAS ATIVIDADES NUMA SALA TEMÁTICA DE TERMODINÂMICA E FLUIDOS: REPORT OF ACTIVITIES IN A THEMATIC ROOM FOR THERMODYNAMICS AND FLUIDS. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 77–94, 2021. DOI: 10.33362/ext.v9i2.2771. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2771. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos