UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOCIOCULTURAL E SOCIOEDUCATIVA DOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE – UAMI
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v11i1.3242Palavras-chave:
Bem-estar social; saúde; cidadania.Resumo
O presente trabalho é resultado dos relatos das experiências sociocultural e socioeducativa dos participantes da Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), tendo como objetivo demonstrar as atividades e as interações vivenciadas durante ano letivo de 2022. A partir do segundo semestre de 2021, retomaram-se as atividades da UAMI nos municípios de Caçador, Fraiburgo e Santa Cecília. As experiências objetivam a retomada da vida normal após o período pandêmico, no qual estiveram com as suas atividades sociais limitadas devido à privação do convívio social. O principal objetivo da UAMI é a promoção do bem-viver proporcionando o bem-estar pessoal e social a fim de garantir uma maior longevidade que será alcançada mediante as práticas de atividades saudáveis na busca da qualidade de vida. A UAMI segue uma metodologia ativa envolvendo palestras, rodas de conversas, oficinas com atividades lúdicas, entre outras, almejando a promoção e a interação social. Essas atividades multidisciplinares sensibilizam os idosos durante as suas práticas. Proporcionando também durante os encontros momentos de trocas de conhecimentos sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Referências
BRASIL. Estatudo do Idosa. Legislações: Estatuto, Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 25 de maio. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf. Acesso em: 22 de jun. 2023.
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social PNAS/ 2004. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf. Acesso em 26 de maio 2023.
IPEA. Tendências demográficas mostradas pela PNAD 2011. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3443/1/Comunicados_n157_Tend%C3%AAncias.pdf. Acesso em: 19 de jun. 2023.
SASSI, Marcelo Machado; DALMOLIN, Indiara Sartori; PERDONSSINI, Leila Georcelei de Brizola; LEITE, Marinês Tambara; HILDEBRANDT, Leila Mariza. Grupos de idosos e a inserção de acadêmicos de enfermagem: relato de experiência. Rev enferm UFPE on line., Recife, maio., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/9825/10013. Acesso em: 26 de maio 2023.
SILVA, Ana Carolina de Moraes; MACHADO, Isabela Caroline; SOLER, Isadora Rocha; MORAES, Rosa Rodrigues de; NASCIMENTO, Ananda Kenney da Cunha. IMAGENS, VÍNCULO E SAÚDE: Experiência com Oficinas Terapêuticas para Idosos. Rev. Ciênc. Ext. v.17, p.325-340, 2021. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/3412. Acesso em: 12 de jun. 2023.
SILVA, Camila Cuencas Funari Mendes e; GEROLAMO, Joselene Cristina CORREA, Mariele Rodrigues. Experiências em grupo no envelhecer feminino: construções de redes, laços e afetos. Revista da SPAGESP, 22(2), 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-29702021000200010. Acesso em: 9 de juh. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).