A língua como estruturadora do pensamento crítico e transformador da criança surda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v11i2.3429

Palavras-chave:

Língua. Linguagem. Comunicação. Criança surda. Complexidade.

Resumo

Los niños sordos se comunican más fácilmente mediante gestos y utilizan la lengua de signos como primera lengua, pero este niño se inserta en un contexto con un lenguaje oral dinámico y complejo. El educador en este contexto tiene un gran desafío. La motivación para apoyar la acción del educador encontró luz en los aportes de Vygotsky, Morin y Habermas y en las políticas lingüísticas públicas. Este artículo busca comprender la importancia del lenguaje, el lenguaje y la interacción social en la organización y construcción del pensamiento de los estudiantes sordos. Para esta comprensión se utilizó como metodología la investigación y revisión bibliográfica de temas pertinentes. Se concluye que ayudar a los niños sordos a aprender lo más temprano posible la lengua de señas, desarrollar la comunicación en sus relaciones sociales y presentar una interfaz con el lenguaje oral, contribuye a minimizar la fragmentación educativa y posibilita la formación de una persona políticamente activa y capaz de transformar la sociedad. .

Biografia do Autor

Jussara Aparecida Jombra, Secretaria Municipal de Educação de Caçador

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Secretaria Municipal de Educação de Caçador.

Pâmela Ribeiro Froguel, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Luciano Froguel, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

JOMBRA, J. A.; FROGUEL, P. R.; FROGUEL, L.; BAADE, J. H. A língua como estruturadora do pensamento crítico e transformador da criança surda. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22–37, 2023. DOI: 10.33362/ext.v11i2.3429. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3429. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos