El lenguaje como dispositivo estructurante del pensamiento crítico y transformador de los niños sordos.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v11i2.3429

Palabras clave:

Idioma. Idioma. Comunicación. Niño sordo. Complejidad.

Resumen

Los niños sordos se comunican más fácilmente mediante gestos y utilizan la lengua de signos como primera lengua, pero este niño se inserta en un contexto con un lenguaje oral dinámico y complejo. El educador en este contexto tiene un gran desafío. La motivación para apoyar la acción del educador encontró luz en los aportes de Vygotsky, Morin y Habermas y en las políticas lingüísticas públicas. Este artículo busca comprender la importancia del lenguaje, el lenguaje y la interacción social en la organización y construcción del pensamiento de los estudiantes sordos. Para esta comprensión se utilizó como metodología la investigación y revisión bibliográfica de temas pertinentes. Se concluye que ayudar a los niños sordos a aprender lo más temprano posible la lengua de señas, desarrollar la comunicación en sus relaciones sociales y presentar una interfaz con el lenguaje oral, contribuye a minimizar la fragmentación educativa y posibilita la formación de una persona políticamente activa y capaz de transformar la sociedad. .            

Biografía del autor/a

Jussara Aparecida Jombra, Secretaria Municipal de Educação de Caçador

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Secretaria Municipal de Educação de Caçador.

Pâmela Ribeiro Froguel, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Luciano Froguel, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

Citas

ANDRADE, Alexandre de Melo; PARRA, Claudia. Apresentação. Travessias Interativas, [S. l.], v. 8, n. 16, p. pp. 198–199, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10254. Acesso em: 05 jul. 2023.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Decreto de Regulamento da Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 06 jul. 2023.

BRASIL. Lei da Língua Brasileira de Sinais; Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Brasil, 25 abr. 2002. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2002/lei-10436-24-abril-2002-405330-norma-pl.html. Acesso em: 05 jul. 2023.

BRASIL, Regulamenta a profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). LEI Nº 12.319, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010. (Redação dada pela Lei nº 14.704, de 2023).

CALADO, Jamile (org.). As políticas linguísticas e as políticas públicas. 2016. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/as-politicas-linguisticas-e-as-politicas-publicas/817452561. Acesso em: 05 jul. 2023.

CASAGRANDE, C. A. Habermas e a ação comunicativa: por uma leitura da educação na pós-modernidade. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i1.7507. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7507. Acesso em: 1 jun. 2023.

DIZEU, Liliane Correia Toscano de Brito; CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, 2005. DOI: 10.1590/S0101-73302005000200014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LScdWL65Vmp8xsdkJ9rNyNk/?lang=pt. Acesso em: 19 jul. 2023.

ESTRADA, Adrian Alvarez. OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DA COMPLEXIDADE EM EDGAR MORIN. Umuarama: Akrópolis, 2009. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235577216.pdf. Acesso em: 05 maio 2023.

SALLES FILHO, Nei Alberto. Culture of Peace and Education for Peace: views from the theory of Edgar Morin Complexity. 2016. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1211. Acesso em: 05 jun. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022.

LIMA, Fabiana Soares da Cruz. O ensino de filosofia a partir da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas. Montes Claros: Universidade Estadual de Montes Claros, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/701998/1/UNIMONTES-FabianaLima-. Acesso em: 01 out. 2023.

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM POLÍTICA LINGUÍSTICA (Florianópolis) (org.). IPOL - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística. Florianópolis:1999. Disponível em: http://ipol.org.br/sobre-o-ipol. Acesso em: 05 jul. 2023.

MATARUCO, Lidiane Larissa Fresque. Da aquisição da linguagem à constituição da identidade: os desafios em ser filha de pais surdos. Ribeirão Preto: Universitário Moura Lacerda, 2019.

MONTOYA, Adrián Oscar Dongo. Pensamento E Linguagem: Percurso Piagetiano De Investigação. Language and Thought: Piaget's Course of Investigation. Psicologia em Estudo, v. 11, n. 1, p. 119-27, 2006.Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/fCP8sTNyyMf7rcmgvVxY8Ds/?format=pdf. Acesso em: 01 jul. 2023.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MOSCHEM, Marcela de Almeida. Riobaldo e Diadorim: Um estudo dos esquemas de imagem dentro do cenário criado pela metáfora da travessia. Unesp, Araraquara: 2011. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/2262.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.

NEGREIROS, Karine Albuquerque de. As contribuições da perspectiva translíngue para ensino bilíngue de surdos: uma análise das produções escritas de alunos do ensino fundamental. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Ufms, 2019.

NEVES Daniella Gualberto; MACHADO, Luciana De Fátima Da Silva Lana. Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas (Resenha). Revista Devir Educação, Lavras, v. 7, n. 1, p. e-620, 2023. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/620/450. Acesso em 01 jul. 2023.

PRADO, R.; COSTA, V. A. da. Políticas de Inclusão e Práticas Pedagógicas na Educação de Alunos Surdos: Desafios do Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 282–312, 2017. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3191. Acesso em: 1 jul. 2023.

RAMOS, D. M.; LACERDA, C. B. F. de. Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 817–835, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p817. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161. Acesso em: 1 jul. 2023.

Ré, A. D., Hilário, R. N., & Vieira, A. J.. A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem. Bakhtiniana: Revista De Estudos Do Discurso, v. 16, n. 1, p. 12-38, 2021. https://doi.org/10.1590/2176-457348071.

ROMERO, Priscila Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o sociointeracionismo. Revista Educação Pública, 2015. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/8/breve-estudo-sobre-lev-vygotsky-e-o-sociointeracionismo. Acesso em: 02 jul. 2023.

SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera. A NOÇÃO DE DEVERES LINGUÍSTICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONFIGURAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO NO BRASIL. Travessias Interativas, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 256–278, 2020. DOI: 10.51951/ti.v10i22. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15329. Acesso em: 1 jun. 2023.

SOARES, R. da S. A Psicologia Política das Políticas Públicas e as Políticas Linguísticas Brasileiras: foco na educação de surdos. Revista Gestão & Políticas Públicas, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 47-67, 2020. DOI: 10.11606/issn.2237-1095.v10p47-67. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/147557. Acesso em: 1 jul. 2023.

SILVA, A. L. da; GOMES, A. M. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, 2018. DOI: 10.18222/eae.v29i71.5048. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5048. Acesso em: 1 jul. 2023.

SILVA, Elias Ribeiro da. A pesquisa em política linguística: histórico, desenvolvimento e pressupostos epistemológicos. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 52, n. 2, p. 289-320, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/dT93Vp7MjTx9YgxPzqCrP4N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

SILVA, Natália Ayres da. Pensamento e linguagem na psicologia histórico-cultural: contribuições de vigotski, luria e leontiev para a educação. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11272457. Acesso em: 09 set. 2023.

TORQUATO, Cloris Porto. Políticas linguísticas, linguagem e interação social. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 11, 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16370/16370.PDF. Acesso em: 19 jul. 2023.

VIGOTSKII, Lev Semenovich, 1896-1934 V741L. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. Disponível: https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/VIGOTSKI-Lev-Semenovitch-Linguagem-Desenvolvimento-e-Aprendizagem.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

WITCHS, Pedro Henrique. Políticas de línguas de sinais: a inclusão linguística em uma perspectiva transnacional. Travessias Interativas, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 352-365, 2020. DOI: 10.51951/ti.v10i22. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15342. Acesso em: 1 jul. 2023.

NEGREIROS, Karine Albuquerque de. As contribuições da perspectiva translíngue para ensino bilíngue de surdos: uma análise das produções escritas de alunos do ensino fundamental. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Ufms, 2019.

NEVES Daniella Gualberto; MACHADO, Luciana De Fátima Da Silva Lana. Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas (Resenha). Revista Devir Educação, Lavras, v. 7, n. 1, p. e-620, 2023. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/620/450. Acesso em 01 jul. 2023.

PRADO, R.; COSTA, V. A. da. Políticas de Inclusão e Práticas Pedagógicas na Educação de Alunos Surdos: Desafios do Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 282–312, 2017. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3191. Acesso em: 1 jul. 2023.

RAMOS, D. M.; LACERDA, C. B. F. de. Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 817–835, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p817. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161. Acesso em: 1 jul. 2023.

Ré, A. D., Hilário, R. N., & Vieira, A. J.. A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem. Bakhtiniana: Revista De Estudos Do Discurso, v. 16, n. 1, p. 12-38, 2021. https://doi.org/10.1590/2176-457348071.

ROMERO, Priscila Breve estudo sobre Lev Vygotsky e o sociointeracionismo. Revista Educação Pública, 2015. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/8/breve-estudo-sobre-lev-vygotsky-e-o-sociointeracionismo. Acesso em: 02 jul. 2023.

SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera. A NOÇÃO DE DEVERES LINGUÍSTICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONFIGURAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO NO BRASIL. Travessias Interativas, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 256–278, 2020. DOI: 10.51951/ti.v10i22. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15329. Acesso em: 1 jun. 2023.

SOARES, R. da S. A Psicologia Política das Políticas Públicas e as Políticas Linguísticas Brasileiras: foco na educação de surdos. Revista Gestão & Políticas Públicas, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 47-67, 2020. DOI: 10.11606/issn.2237-1095.v10p47-67. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/147557. Acesso em: 1 jul. 2023.

SILVA, A. L. da; GOMES, A. M. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, 2018. DOI: 10.18222/eae.v29i71.5048. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5048. Acesso em: 1 jul. 2023.

SILVA, Elias Ribeiro da. A pesquisa em política linguística: histórico, desenvolvimento e pressupostos epistemológicos. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 52, n. 2, p. 289-320, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/dT93Vp7MjTx9YgxPzqCrP4N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2023.

SILVA, Natália Ayres da. Pensamento e linguagem na psicologia histórico-cultural: contribuições de vigotski, luria e leontiev para a educação. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11272457. Acesso em: 09 set. 2023.

TORQUATO, Cloris Porto. Políticas linguísticas, linguagem e interação social. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 11, 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16370/16370.PDF. Acesso em: 19 jul. 2023.

VIGOTSKII, Lev Semenovich, 1896-1934 V741L. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. Disponível: https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/VIGOTSKI-Lev-Semenovitch-Linguagem-Desenvolvimento-e-Aprendizagem.pdf. Acesso em: 03 jul. 2023.

WITCHS, Pedro Henrique. Políticas de línguas de sinais: a inclusão linguística em uma perspectiva transnacional. Travessias Interativas, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 352-365, 2020. DOI: 10.51951/ti.v10i22. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15342. Acesso em: 1 jul. 2023.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

JOMBRA, J. A.; FROGUEL, P. R.; FROGUEL, L.; BAADE, J. H. El lenguaje como dispositivo estructurante del pensamiento crítico y transformador de los niños sordos. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 22–37, 2023. DOI: 10.33362/ext.v11i2.3429. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/3429. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos