SUBSÍDIOS À AGRICULTURA FAMILIAR: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILAIR NO ALTO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Bruna dos Santos Prestes Centro Universitário para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí
  • Maiara Eloi da Silva Centro Universitário para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí
  • Márcia Füchter Centro Universitário para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí
  • Bruno Thiago Tomio Centro Universitário para o desenvolvimento do alto vale do Itajaí

Resumo

O Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é a política pública de maior relevância para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira na atualidade. O objetivo primordial desta consiste na geração de renda e no apoio financeiro das atividades agrícolas, através do custeio da safra e do investimento na aquisição de equipamentos e na melhoria da infraestrutura de produção. A região do Alto Vale do Itajaí é caracterizada pela forte presença de estabelecimentos da agricultura familiar, sendo que, as atividades agrícolas representam parte significante da geração de riqueza e renda para a região. Partindo dessa característica regional, o presente relato, desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, tem por objetivo identificar as contribuições do Pronaf para os agricultores do Alto Vale do Itajaí, identificado a evolução no acesso ao crédito rural nos municípios que pertencem à região. Por meio da pesquisa foi possível identificar que ocorreu o crescimento do número de contratos, bem como do montante de recursos aplicados por meio do programa. Estes recursos garantem a permanência dos agricultores no campo, uma vez que dinamiza a produção e viabiliza a propriedade rural.

Palavras-chave: Agricultura familiar. Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar. Alto Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

PRESTES, B. dos S.; SILVA, M. E. da; FÜCHTER, M.; TOMIO, B. T. SUBSÍDIOS À AGRICULTURA FAMILIAR: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILAIR NO ALTO VALE DO ITAJAÍ. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 83–96, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/783. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos