SUBSÍDIOS À AGRICULTURA FAMILIAR: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILAIR NO ALTO VALE DO ITAJAÍ
Abstract
O Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é a política pública de maior relevância para o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira na atualidade. O objetivo primordial desta consiste na geração de renda e no apoio financeiro das atividades agrícolas, através do custeio da safra e do investimento na aquisição de equipamentos e na melhoria da infraestrutura de produção. A região do Alto Vale do Itajaí é caracterizada pela forte presença de estabelecimentos da agricultura familiar, sendo que, as atividades agrícolas representam parte significante da geração de riqueza e renda para a região. Partindo dessa característica regional, o presente relato, desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, tem por objetivo identificar as contribuições do Pronaf para os agricultores do Alto Vale do Itajaí, identificado a evolução no acesso ao crédito rural nos municípios que pertencem à região. Por meio da pesquisa foi possível identificar que ocorreu o crescimento do número de contratos, bem como do montante de recursos aplicados por meio do programa. Estes recursos garantem a permanência dos agricultores no campo, uma vez que dinamiza a produção e viabiliza a propriedade rural.
Palavras-chave: Agricultura familiar. Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar. Alto Vale do Itajaí.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).