A SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v9i1.2726

Abstract

The school curriculum is not something finished, but an object of permanent construction by different social actors. Thus, the list of disciplines that comprise it has also changed over time. The discipline of Sociology is going through turbulent moments of comings and goings in the Brazilian school curriculum, which is linked to different social contexts and their political and ideological conceptions. Therefore, through the use of the hermeneutics investigation method and bibliographical and documental analysis, we seek to show the moments of insertion and exclusion of the discipline in the Brazilian school curriculum in High School. The results show that the subject was present in the curriculum in governments called left-wing and was removed from the curriculum in governments characterized as right-wing. Thus, sociology is in a constant situation of uncertainty in the school curriculum, due to the ideologies that permeate government policies in different historical moments.

Author Biographies

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

Romilda Teodora Ens

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós doutoramento pela Universidade do Porto (2018) Atualmente, é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). E-mail: romilda.ens@gmail.com

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Published

2021-12-23

How to Cite

WIECZORKIEVICZ, A. K.; BAADE, J. H.; ENS, R. T. A SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO . Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 9, n. 1, p. 92–106, 2021. DOI: 10.33362/ext.v9i1.2726. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2726. Acesso em: 22 jul. 2024.

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Artigos