A SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v9i1.2726Abstract
The school curriculum is not something finished, but an object of permanent construction by different social actors. Thus, the list of disciplines that comprise it has also changed over time. The discipline of Sociology is going through turbulent moments of comings and goings in the Brazilian school curriculum, which is linked to different social contexts and their political and ideological conceptions. Therefore, through the use of the hermeneutics investigation method and bibliographical and documental analysis, we seek to show the moments of insertion and exclusion of the discipline in the Brazilian school curriculum in High School. The results show that the subject was present in the curriculum in governments called left-wing and was removed from the curriculum in governments characterized as right-wing. Thus, sociology is in a constant situation of uncertainty in the school curriculum, due to the ideologies that permeate government policies in different historical moments.
References
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais o Ensino Médio. MEC, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 08 out. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias. MEC, Brasília, 2000b. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 08 out. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 01 set. 2021.
CAREGNATO, C. E.; CORDEIRO, V. C. Campo Científico-Acadêmico e a Disciplina de Sociologia na Escola. Educação e Realidade, v. 39, p. 39-47, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/37587. Acesso em: 04 set. 2021.
FREITAS, M. C. L.; FRANÇA, C. E. História da sociologia e de sua inserção no ensino médio. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados. ISSN Eletrônico: 2358-9205. Movimentação, Dourados, v. 3, n. 5, p. 39-55, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/7218. Acesso em: 29 out. 2021.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.
MACHADO, M. C. G. O projeto de Rui Barbosa: o papel da educação na modernização da sociedade. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 2001, Campinas. Anais [...] V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação, 2001.
MORAES, A. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. Cedes, Campinas, v. 31, n. 85, p. 359-382, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/04v31n85.pdf. Acesso em: 06 out. 2021.
NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: Pedagógica e Universitária Ltda., 1974.
OLIVEIRA, A.; CIGALES, M. P. O ensino de Sociologia no Brasil: um balanço dos avanços galgados entre 2008 e 2017. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 42-58, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46060. Acesso em: 04 out. 2021.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Mensagem n. 1.073, de 8 de outubro de 2001. (Veto ao Projeto de Lei n. 9/2000). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/VETO_TOTAL/2001/Mv1073-01.htm. Acesso em: 18 out. 2021.
QUEIROZ, M. I. P. O Brasil dos cientistas sociais não brasileiros: ensaio metodológico. Sociologia da Cultura Brasileira. In: XIII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, Caxambu, 1989.
RÊSES, E. S. E com a palavra: os alunos. Estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a sociologia no ensino médio. 2004. 147f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília/UnB, Brasília, 2004.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
SANTOS, M. B. A sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2002.
SANTOS, M. B. A Sociologia no contexto das Reformas do Ensino Médio. In: CARVALHO, L. M. G. (org.). Sociologia em debate. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
SARANDY, F. M. S. O ensino de Sociologia na escola média brasileira: as lutas políticas em torno de sua obrigatoriedade e as apropriações simbólicas da disciplina. In: 4º SEMINÁRIO DE PESQUISA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, Universidade Federal Fluminense/ UFF, Rio de Janeiro, mar. 2011.
SEKI, A. L. S; MACHADO, M. C. G. A disciplina de instrução moral e cívica na reforma educacional de Benjamin Constant de 1890. In: VIII JORNADA DO HISTEDBR, 2008, São Carlos. Anais [...] VIII Jornada do HISTEDBR. São Carlos: UFSCar, 2008. v. 1. p. 1-22.
SILVA, B, C. Gustavo Capanema: a construção das relações entre a Intelligentsia Nacional e o Estado no Brasil (1934-1945). Dissertação (Mestrado em 2010) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2010.
ZOTTI, S. A. O ensino secundário nas Reformas Francisco Campos e Gustavo Capanema: um olhar sobre a organização do currículo escolar. Anais [...] IV Congresso Brasileiro de História da Educação, Goiânia, 2006. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/eixo01/Solange%20Aparecida%20Zotti%20-%20Texto.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).