“PISCICULTURA” UMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO SUL DE SANTA CATARINA PARA O ANO DE 2030
Abstract
A atividade pesqueira vem sendo praticada desde o início da existência dos seres humanos. Nos dias atuais depara-se com esta atividade defasada pela poluição das águas dos rios. Desde a antiguidade os cursos d’águas, são os destinatários naturais dos mais variados resíduos produzidos pelo homem como resultado da execução de suas atividades. O clima deste estado é favorável para implantação de atividades relacionadas à piscicultura, porém para desenvolvimento e aprimoramento das atividades no ano de 2030 necessitam- se fomentar através de programas para a “despoluição” e reutilização das águas dos rios, para atividades agrícolas possibilitando o aumento da economia da região de uma forma mais sustentável. Esta revisão bibliográfica foi executada através de acessos às publicações por meio de buscadores e bibliotecas eletrônicas: Bireme, Google Acadêmico, Scielo, no período de setembro a outubro de 2014. A conservação do planeta de forma sustentável com novas culturas voltadas ao bem-estar das gerações futuras, visto que, o desgaste natural decorrente da poluição dos recursos ambientais, acarretará na decadência do meio ambiente. Santa Catarina é um estado com grandes peculiaridades, sendo os primeiros na produção de Ostras, maçãs, cebola, suínos e mexilhões, tendo grande produção de banana, fumo, trigo e arroz irrigado. Sabe-se que a despoluição de rios necessita de recursos financeiros altos, mas sendo de extrema importância para que as práticas relacionadas à piscicultura sejam desenvolvidas. Seus benefícios são ainda maiores, pois permitem que novas técnicas sejam realizadas, como a agricultura e a rizicultura, representando uma boa forma de crescimento econômico da região.
Palavras-chave: Piscicultura, Aquicultura, Rizicultura, Contaminação de rios.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).