EVOLUÇÃO DAS CONDIÇÕES COMERCIAIS E PRODUTIVAS DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLS) CALÇADISTAS DE SÃO JOÃO BATISTA
Abstract
O presente trabalho faz uma análise das condições comerciais e produtivas das empresas de calçados da região de São João Batista, Estado de Santa Catarina. Esta aglomeração produtiva de empresas é a mais importante do estado no segmento calçadista e ocupa a sétima posição do Brasil, que figura como o terceiro maior produtor e o quinto maior exportador mundial de calçados de acordo com a ABICALÇADOS (2014). As empresas estão se esforçando para modernizar suas estruturas produtivas visando torná-las mais competitivas, porém esta estrutura apresenta deficiências em pontos importantes do processo de fabricação, como em técnicas de produção e em capacitação tecnológica. Por fim, avaliar as condições produtivas e comerciais das empresas que compõem o arranjo produtivo de calçados de São João Batista, bem como apresentar proposição de políticas de desenvolvimento para o município e desenvolver novos segmentos de mercado, através de abordagem qualitativa, pesquisa descritiva e estudo de caso.
Palavras-chave: Indústria Calçadista de Santa Catarina. Condições comerciais e produtivas. Segmentos de Mercado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).