PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA COOPERATIVA FAMILIAR HORTIFRÚTI NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
Abstract
O crescente desenvolvimento do modelo cooperativista de produção do Extremo Oeste Catarinense fortalece novas ideias e forma possibilidades em diversos setores. Percebe-se que a economia da região em destaque é determinada em grande parte pelas cooperativas existentes. A relevância deste projeto se dá pelo fato de que as cooperativas auxiliam na diminuição do êxodo rural, fortalecendo os pequenos agricultores e tornando-os competitivos. Considerando que tal região suporta a implantação deste modelo cooperativista, tanto no aspecto territorial, como climático e mercadológico, sendo que este projeto ressalta a importância da implantação desta cooperativa para o município de São Miguel do Oeste e para as famílias que nela residem e serão beneficiadas direta ou indiretamente pela mesma. A cooperativa hortifruti terá como principais produtos verduras, legumes, temperos e frutas. A partir dos cálculos de viabilidade o projeto consegue obter retorno do investimento em aproximadamente 22 meses. Assim, considera-se viável a implantação de uma cooperativa familiar hortifruti no município de São Miguel do Oeste- SC, ressaltando que se busca garantir a produção de alimentos ampliando a agricultura familiar, ampliar a capacidade produtiva a fim de suprir a demanda existente e diminuir o êxodo rural, mantendo os jovens no campo.
Palavras-chave: Projeto. Cooperativa. Hortifrúti.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).