A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE ISOSTRETCHING E ALOGAMENTO ESTÁTICO NA LOMBALGIA
Palabras clave:
Lombalgia, Fisioterapia, ReabilitaçãoResumen
Lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região sendo uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional. Vários são os fatores que levam à lombalgia como: fatores genéticos, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras. O objetivo desta pesquisa foi analisar o alívio da dor lombar através da aplicação das técnicas de Isostreching e Alongamento Estático, aplicadas em 10 sessões de terapia em 2 indivíduos que possuíam dor lombar frequente e encurtamento muscular da cadeia posterior da coxa. Foram feitas as seguintes avaliações: Teste de Schober, Teste de Flexão do Tronco e Teste de flexão Lateral do Tronco, goniometria e mensuração da dor através da Escala Analógica Visual da Dor. A pesquisa tem abordagem quantitativa e qualitativa. Com os resultados foi possível observar que a técnica de Alongamento Estático mostrou-se mais efetiva que a técnica de Isostretching quanto ao aumento da mobilidade lombar. Já a técnica de Isostretching mostrou-se mais eficaz em relação ao ganho de flexibilidade e na diminuição de dor na coluna lombar. Pode-se concluir que as duas técnicas foram eficazes e para melhores resultados seria então indicado a união dos dois métodos. Pode-se perceber, através dos resultados obtidos nesta pesquisa, que a atuação do fisioterapeuta é de extrema importância para o tratamento e prevenção da dor na região lombar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).