POLÍTICA, QUALIDADE E TECNOLOGIA NO FOMENTO AO HÁBITO DE LEITURA
POLICY, QUALITY AND TECHNOLOGY IN PROMOTING THE READING HABIT
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v9i2.2789Resumen
A leitura pode ser considerada um elemento fundamental para a construção do conhecimento. Diferentemente do que afirma o senso comum, a leitura não é um elemento inato, mas hábito construído ao longo da trajetória de vida de cada sujeito. Com base especialmente, na teoria de Pierre Bourdieu sobre os habiti, este texto discute a construção do hábito de leitura, especialmente no contexto da educação, a partir de três aspectos: as políticas públicas, a questão da qualidade na educação e o papel das tecnologias digitais na questão proposta. Metodologicamente, a análise é teórica com base em pesquisa bibliográfica. Constata-se que a escola tem papel fundamental no fomento ao hábito de leitura. As políticas públicas têm importância vital, pois fornecem as diretrizes fundamentais do trabalho escolar. Também não é possível referir uma educação de qualidade que não fomento a leitura das crianças e adolescentes. Por fim, entende-se que as tecnologias digitais podem ser grandes aliadas para o fomento da leitura, mas o seu uso requer planejamento e utilização proficiente por parte dos professores.
Palavras-chave: Habitus. Fomento à leitura. Políticas públicas. Educação de qualidade. Tecnologias digitais.
ABSTRACT: Reading can be considered a fundamental element for knowledge construction. Contrary to what common sense claims, reading is not an innate element, but a habit built throughout each subject's life trajectory. Based especially on Pierre Bourdieu's theory of habiti, this text discusses the construction of the reading habit, especially in the context of education, from three aspects: public policies, the issue of quality in education and the role of digital technologies in the proposed question. Methodologically, the analysis is theoretical based on bibliographic research. It appears that school has a fundamental role in promoting the habit of reading. Public policies are vitally important, as they provide fundamental guidelines for school work. It is also not possible to refer to a quality education that does not encourage children and adolescents to read. Finally, it is understood that digital technologies can be great allies for the promotion of reading, but their use requires planning and proficient use by teachers.
Keywords: Habitus. Promotion of reading. Public policies. Quality education. Digital technologies.
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