EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC: ÊNFASE NO PROTAGONISMO DA CRIANÇA

EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND THE BNCC: EMPHASIS ON CHILD PROTAGONISM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v10i1.2830

Palabras clave:

Protagonismo infantil. Ludicidade. Educação infantil.

Resumen

O presente artigo teve como base o Estágio Supervisionado 1 – Educação Infantil, na modalidade não presencial abordando o protagonismo e a ludicidade na educação infantil, elementos fundamentais nessa etapa escolar, visto que produzem reflexos em toda a vida do indivíduo, sendo de extrema importância no desenvolvimento das habilidades e competências na infância, podendo ser considerada essencial para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi aplicar experiências permeadas pela ludicidade e interação contribuindo para o protagonismo infantil à luz dos documentos oficiais. A criança por ser a protagonista possui total participação, sendo ativa em todos os campos de experiências e no exercício dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa e caráter descritivo. Quanto aos procedimentos e métodos se caracterizaram como pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os dados foram obtidos por meio das devolutivas das atividades enviadas pelos pais/responsáveis pelas crianças, tendo sido analisados e concluídos como uma proposta em que as crianças executaram, expressando compreensão e ainda, com o “jeitinho” delas, seus pensamentos, criatividade e raciocínio lógico, o que era a base dos nossos planejamentos, o protagonismo infantil.

Palavras-chave: Protagonismo infantil. Ludicidade. Educação infantil. BNCC.

ABSTRACT: The article based on the Supervised Academic Training I - Early Childhood Education, in the non-presential modality, addressing the protagonism and playfulness in Early Childhood Education, fundamental elements in this school stage, since they produce reflections throughout the individual's life is of extreme importance in the development of skills and competencies in childhood, and it can be considered essential to the teaching-learning process. It aimed to apply experiences permeated by playfulness and interaction, contributing to child protagonism in the light of the official documents. The child is the protagonist, who has full participation, being active in all fields of experience and the exercise of learning and development rights. This research had a qualitative and descriptive approach. As for the procedures and methods, it was bibliographic research and field study. The data were obtained through the feedback of the activities sent by the children's parents/guardians and analyzed and concluded as a proposal, in which the children performed, expressing understanding and also with their "way", their thoughts, creativity, and logical reasoning, which was the basis of our planning, the child protagonism.

Keywords: Child protagonism. Playfulness. Early childhood education.

Biografía del autor/a

Eliane Kormann, Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Mestre em Educação. Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Mayulle Hartke, Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Acadêmica do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Rubia Maira Fantini, Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Acadêmica do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

KORMANN, E. .; HARTKE, M. .; FANTINI, R. M. .; BAADE, J. H. EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC: ÊNFASE NO PROTAGONISMO DA CRIANÇA: EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND THE BNCC: EMPHASIS ON CHILD PROTAGONISM. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.33362/ext.v10i1.2830. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2830. Acesso em: 4 dic. 2024.

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Artigos