EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC: ÊNFASE NO PROTAGONISMO DA CRIANÇA
EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND THE BNCC: EMPHASIS ON CHILD PROTAGONISM
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v10i1.2830Palabras clave:
Protagonismo infantil. Ludicidade. Educação infantil.Resumen
O presente artigo teve como base o Estágio Supervisionado 1 – Educação Infantil, na modalidade não presencial abordando o protagonismo e a ludicidade na educação infantil, elementos fundamentais nessa etapa escolar, visto que produzem reflexos em toda a vida do indivíduo, sendo de extrema importância no desenvolvimento das habilidades e competências na infância, podendo ser considerada essencial para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi aplicar experiências permeadas pela ludicidade e interação contribuindo para o protagonismo infantil à luz dos documentos oficiais. A criança por ser a protagonista possui total participação, sendo ativa em todos os campos de experiências e no exercício dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa e caráter descritivo. Quanto aos procedimentos e métodos se caracterizaram como pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os dados foram obtidos por meio das devolutivas das atividades enviadas pelos pais/responsáveis pelas crianças, tendo sido analisados e concluídos como uma proposta em que as crianças executaram, expressando compreensão e ainda, com o “jeitinho” delas, seus pensamentos, criatividade e raciocínio lógico, o que era a base dos nossos planejamentos, o protagonismo infantil.
Palavras-chave: Protagonismo infantil. Ludicidade. Educação infantil. BNCC.
ABSTRACT: The article based on the Supervised Academic Training I - Early Childhood Education, in the non-presential modality, addressing the protagonism and playfulness in Early Childhood Education, fundamental elements in this school stage, since they produce reflections throughout the individual's life is of extreme importance in the development of skills and competencies in childhood, and it can be considered essential to the teaching-learning process. It aimed to apply experiences permeated by playfulness and interaction, contributing to child protagonism in the light of the official documents. The child is the protagonist, who has full participation, being active in all fields of experience and the exercise of learning and development rights. This research had a qualitative and descriptive approach. As for the procedures and methods, it was bibliographic research and field study. The data were obtained through the feedback of the activities sent by the children's parents/guardians and analyzed and concluded as a proposal, in which the children performed, expressing understanding and also with their "way", their thoughts, creativity, and logical reasoning, which was the basis of our planning, the child protagonism.
Keywords: Child protagonism. Playfulness. Early childhood education.
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