A INFLUÊNCIA DO TRABALHO ASSOCIATIVO NA VIDA DE MULHERES AGRICULTORAS NO MUNICÍPIO DE MAFRA, SANTA CATARINA
Resumen
O presente estudo foi desenvolvido como trabalho final para o Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE – e teve por objetivo investigar a influência do trabalho associativo na vida de mulheres agricultoras. Para isso conta com uma base teórica que promove esclarecimentos sobre o papel da mulher agricultora no sustento da família, o trabalho associativo como forma de união e fortalecimento de vínculos pessoais e o desenvolvimento regional baseado na participação dessas mulheres, que auxiliam, sobretudo no desenvolvimento econômico da região. Para o levantamento de dados foi elaborada uma entrevista semiestruturada, com perguntas abertas e fechadas, obtendo-se informações quanto ao aspecto pessoal das mulheres e o ponto de vista destas acerca do associativismo e do desenvolvimento regional e como isso afeta a sua vida. A entrevista foi realizada na Associação Vitória, situada na localidade de Augusta Vitória no interior de Mafra, Santa Catarina. A Associação produz biscoitos e trabalha com confeitaria, gerando emprego e renda a suas associadas, assim como aos agricultores familiares da localidade, já que utiliza produtos locais na fabricação dos alimentos. Através dos dados obtidos pode-se verificar que os sujeitos sentem-se satisfeitos com a associação, porém em momentos salientam a necessidade de maiores fontes de financiamento para o crescimento da instituição.
Palavras-chave: Trabalho Associativo. Geração de Renda. Questões de gênero.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).