A DESCONEXÃO ENTRE AS REGIÕES CATARINENSES
Resumen
A desconexão das mesorregiões é a consequência do processo de desenrolar da colonização realizada em Santa Catarina. A região litorânea mais densamente povoada é fruto da existência de meios de locomoção como estradas, ferrovias e rota de passagem de tropeiros. Influenciada pela valorização do carvão, a região sul catarinense vive um período de crescimento econômico e populacional nunca antes visto, promovendo a fixação de grande quantidade de colonizadores. A estrutura organizacional da Secretaria de Desenvolvimento Regional aliada a do Sistema ACAFE podem contribuir no papel de integradores entre as várias realidades catarinenses, fazendo assim com que possamos descobrir desbravar as várias realidades econômicas e sociais, contribuindo para o fortalecimento do estado como um todo. A estratégia de integração deve dar um passo adiante, a troca de experiências, deve ir além dos muros das universidades e centros universitários participantes do programa, deve-se tornar ativos, com estratégias para fazer com que os alunos nas mais diversas áreas do conhecimento possam ser agentes multiplicadores das ações que resolvem problemas que são comuns a diversas comunidades catarinenses.
Palavras-chave: Economia. Desconexão. Secretaria de Desenvolvimento Regional.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).