A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS DE DECISÃO NA CONSTRUÇÃO REGIONAL
Resumen
Esta produção textual objetiva apresentar os pressupostos básicos norteadores a partir dos quais foi desenvolvido o Programa de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional no âmbito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Abordou-se desenvolvimento regional considerando uma abordagem onde considera-se que cada aluno é/ou poderá ser um ator (um ator social) com capacidade de articular, propor, interagir, e/ou mesmo protagonizar processos organizativos sociais coletivos ou mobilização social, tal como, em suas respectivas inserções nas suas lidas diárias na sociedade, quer seja como aluno, quer seja como futuros profissionais em potencial. Sendo assim, ensinar desenvolvimento regional para formação cidadã, é desenvolver o entendimento da importância da participação social no processo de desenvolvimento regional, agregando a percepção de que a mobilização e articulação dos agentes regionais do desenvolvimento são características daquelas regiões que conseguem transformar a ação cooperativa intra-regional e interregional no principal elemento integrador do seu processo de desenvolvimento regional, considerando sua participação crescente e direta no processo de desenvolvimento contemporâneo. Entendendo-se que é em função de seu histórico de valores culturais acumulados regionalmente, ou do “capital social” existente, que algumas regiões conseguem responder positiva e ativamente aos desafios regionais da globalização contemporânea construindo seus próprios modelos de desenvolvimento. O PROESDE/2014 na Unochapecó proporcionou elementos teóricos e metodológicos sobre o desenvolvimento regional para que os participantes se envolvam nas propostas de seus municípios, identificando potencialidades e limites do desenvolvimento nas múltiplas dimensões com sua participação social.
Palavras-chave: participação social. Autonomia. Desenvolvimento regional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).