O USO DA METODOLOGIA DOS PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES (PCE) NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) – CÂMPUS SÃO JOSÉ

Autores

  • Paula Alves de Aguiar Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - câmpus São José
  • Giselia Antunes Pereira Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - câmpus São José
  • Maria dos Anjos Lopes Viella Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - CERFEAD

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1288

Resumo

As especificidades que permeiam atualmente as realidades ambiental, econômica e social e as incertezas em relação ao futuro suscitam transformações profundas no contexto da educação. O Estágio Curricular Supervisionado é uma possibilidade de potencializar inovações no âmbito epistemológico para articular currículo escolar e demandas locais e globais, dinamizando uma educação contextualizada e transformadora. O objetivo deste artigo é sistematizar contribuições teóricas vinculadas à metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), bem como o uso desse referencial metodológico aplicado ao Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, com Habilitação em Química, ofertado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no campus de São José – Santa Catarina – Brasil. Pretende-se, dessa forma, contribuir para os debates na área de formação de professores e demonstrar que mudanças na forma de conceber a educação e de desenvolvê-la são possíveis.

Palavras-chave: Formação de professores. Estágio curricular supervisionado. Projetos criativos ecoformadores.

ABSTRACT

The specificities that currently permeate the environmental, economic, and social realities as well as the uncertainties in relation to the future convey profound transformations in the educational context. The Supervised Teaching Practice is a possibility of improving innovation in the epistemological scope to articulate the scholar curriculum together with local and global demands, building up a more dynamic, contextualized and transformative education. The objective of this article is to systematize theoretical contributions linked to the methodology of Creative Formative Eco-Projects (PCE), as well as the use of these methodological references applied at the Supervised Teaching Practice at the Bachelor in Natural Sciences and Chemistry, offered by Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) at São José Campus – Santa Catarina – Brazil. The aim is to contribute to the debates on the area of teacher training and formation showing that changes in the way of conceiving and developing education are possible.

Keywords: Teacher training. Supervised teaching practice. Creative formative eco-Projects.

Biografia do Autor

Paula Alves de Aguiar, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - câmpus São José

Doutora em Educação (UFSC). Professora do IFSC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação Docente – GRIFO.

Giselia Antunes Pereira, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - câmpus São José

Doutora em Educação (Universidade de Avero - Portugual). Professora do IFSC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação Docente – GRIFO.

 

Maria dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - CERFEAD

Doutora em Educação (UFSC). Professora do IFSC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Sujeitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – GERAÇÔES.

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Publicado

2017-11-19

Como Citar

de Aguiar, P. A., Pereira, G. A., & Viella, M. dos A. L. (2017). O USO DA METODOLOGIA DOS PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES (PCE) NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) – CÂMPUS SÃO JOSÉ. Professare, 6(2), 123–140. https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1288

Edição

Seção

ARTIGOS