RELAÇÕES ENTRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL

Autores

  • JULIANA PEDROSO BRUNS CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE-UNIFEBE
  • CAMILA DA CUNHA NUNES CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE-UNIFEBE

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1607

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise bibliográfica reflexiva sobre as implicações que as notas obtidas com as avaliações em larga escala provocam no contexto escolar e quais seus impactos para a qualidade educacional no Brasil, tendo em vista a promoção em educação com o ensino organizado em ciclos. Para tal, buscou-se como aporte teórico documentos oficiais e autores que dialogam sobre o assunto. O levantamento dos dados obtidos com a aplicação das avaliações em todo o país, subsidiam a formulação e o monitoramento das políticas públicas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, visando a contribuir com a melhoria do ensino e a qualidade da educação. Além dos alunos avaliados, os professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos que realizam as provas, bem como os diretores das escolas, também são convidados a responder questionários referentes a formação profissional, práticas pedagógicas e nível socioeconômico. Com a aplicação das avaliações, passou-se a estabelecer-se um instrumento de domínio do trabalho escolar e de fortalecimento da meritocracia, ciente que de modo influente, está subjacente ao trabalho escolar. O desempenho obtido nessas avaliações determina a pontuação obtida por cada escola e, consequentemente, seu resultado implicará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Assim, nessa pesquisa, buscou-se não concluir, mas refletir sobre possíveis caminhos futuros a serem trilhados diante da aplicação das avaliações em larga escala e seus impactos para a qualidade educacional do país.

Biografia do Autor

JULIANA PEDROSO BRUNS, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE-UNIFEBE

Pedagoga, licenciada pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Cursando Especialização em Educação na UNIFEBE - Bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) desde 2017. Cursando Inglês pela Rockfeller Language Center-Brusque-SC desde 2016 e Cursando Espanhol pela mesma instituição desde 2018. Professora, atuante na área da Educação desde 2012. Possui experiência na Rede Pública de Ensino do Município de Brusque e na Rede Privada, onde atua como Professora desde 2015.Tem experiência na área de Educação, em Educação Infantil e nos Anos Iniciais com ênfase em alfabetização e letramento. Na graduação, foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID de 2012 à 2014 atuando no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 atuou na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

CAMILA DA CUNHA NUNES, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE-UNIFEBE

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2017). Mestre em Educação pela FURB (2012) e Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição (2014). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011) e Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2013). Graduada em Educação Física pela FURB (2010). Atualmente é professora titular no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Tem experiência na área de Educação Física,com ênfase na área de metodologia científica, metodologias de ensino em Educação Física, epistemologia, saúde coletiva e esporte e o território. Foi bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde FURB/SEMUS SGTES/Ministério da Saúde no período de 2010-2011 e bolsista CAPES no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação no período de 2011-2012.

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Publicado

2018-08-12

Como Citar

BRUNS, J. P., & NUNES, C. D. C. (2018). RELAÇÕES ENTRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL. Professare, 7(2). https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1607

Edição

Seção

ARTIGOS