RELAÇÕES ENTRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1607Resumo
Este artigo objetiva realizar uma análise bibliográfica reflexiva sobre as implicações que as notas obtidas com as avaliações em larga escala provocam no contexto escolar e quais seus impactos para a qualidade educacional no Brasil, tendo em vista a promoção em educação com o ensino organizado em ciclos. Para tal, buscou-se como aporte teórico documentos oficiais e autores que dialogam sobre o assunto. O levantamento dos dados obtidos com a aplicação das avaliações em todo o país, subsidiam a formulação e o monitoramento das políticas públicas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, visando a contribuir com a melhoria do ensino e a qualidade da educação. Além dos alunos avaliados, os professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos que realizam as provas, bem como os diretores das escolas, também são convidados a responder questionários referentes a formação profissional, práticas pedagógicas e nível socioeconômico. Com a aplicação das avaliações, passou-se a estabelecer-se um instrumento de domínio do trabalho escolar e de fortalecimento da meritocracia, ciente que de modo influente, está subjacente ao trabalho escolar. O desempenho obtido nessas avaliações determina a pontuação obtida por cada escola e, consequentemente, seu resultado implicará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Assim, nessa pesquisa, buscou-se não concluir, mas refletir sobre possíveis caminhos futuros a serem trilhados diante da aplicação das avaliações em larga escala e seus impactos para a qualidade educacional do país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).