COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM SALA DE AULA: O USO DAS DIVERSAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Cirlei Giombelli Mestranda da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS
  • Terezinha Pagoto Rede Municipal de Ensino de Concórdia

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.643

Resumo

O presente artigo tem por objetivo aprofundar a reflexão sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), criado pelo governo federal para garantir a alfabetização no primeiro ciclo do ensino fundamental. Diante da complexidade da questão, e buscando compreender a relação entre a teoria e a prática, levantamos os seguintes questionamentos: Em que medida a formação do PNAIC vem contribuindo para instrumentalizar a prática do professor alfabetizador na construção e elaboração dos conceitos matemáticos? E como a linguagem utilizada na sala de aula contribui para a aprendizagem matemática? O estudo divide-se em três partes: a primeira apresenta a história da criação do PNAIC e seus objetivos; a segunda parte discute a utilização da linguagem matemática para a alfabetização das crianças no primeiro ciclo de alfabetização, de acordo com pesquisas realizadas por Belfort e Vergnaud. A terceira traz um aprofundamento sobre a importância do uso da linguagem para a formação dos conceitos no ensino da matemática. Analisa também como o conceito ajuda na aprendizagem das crianças no ciclo de alfabetização e como o programa ajuda nesse contexto.

Palavras-chave: Linguagem matemática. Conceitos. Alfabetização. Aprendizagem.

 

COMMUNICATION BETWEEN TEACHER AND STUDENT IN THE CLASSROOM: THE USE OF VARIOUS LANGUAGES IN THE DEVELOPMENT OF MATHEMATICAL CONCEPTS

ABSTRACT

This article aims to deepen the reflection on the national literacy Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), created by the federal government to ensure literacy in the first cycle of basic education. Considering the complexity of the issue and trying to understand the relationship between theory and practice, we raise the following questions: To what extent the formation of PNAIC has contributed to instrumentalize the practice of literacy teacher in the construction and development of mathematical concepts? And as the language used in the classroom contributes to the learning of mathematics? The study is divided into three parts: the first presents the history of the creation of PNAIC and its objectives; the second part discusses the use of mathematical language to children’s literacy in the first literacy cycle, according to the research carried out by Belfort and Vergnaud. The third brings about a deepening of the importance of language use for the formation of concepts in mathematics education. It also analyzes how the concept helps children’s learning in literacy cycle and how the program helps it on this context.

Keywords: Mathematical language. Concepts. Literacy. Learning.

Biografia do Autor

Terezinha Pagoto, Rede Municipal de Ensino de Concórdia

Graduada em História pela Faculdades Reunidas de Administração Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas-PR. Pós graduação latu senso e Psicopedagogia Educacional pela UNOCHAPECÓ-SC; Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF) - RS; Professora da Rede Municipal de Ensino de Concórdia e Professor do Curso de Pós-Graduação, lato senso, Instituto Educar Brasil (IEB).

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Giombelli, C., & Pagoto, T. (2015). COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM SALA DE AULA: O USO DAS DIVERSAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Professare, 4(2), 107–118. https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.643

Edição

Seção

ARTIGOS