PERFIL DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES E ACOMPANHANTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA E ELABORAÇÃO DE CARTILHA EM PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.1009Palavras-chave:
Informação, Saúde Bucal, Hospital UniversitárioResumo
Objetivo: Traçar o perfil da saúde bucal dos pacientes e acompanhantes do Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, Santa Catarina, e desenvolver uma cartilha que transmita informações sobre saúde bucal para este público. Métodos: Estudo transversal, qualitativo e quantitativo, realizado em 2014, com o levantamento do perfil da saúde bucal do público-alvo por meio de uma entrevista semiestruturada e com o desenvolvimento de uma cartilha educativa. Resultados: Dos 200 indivíduos entrevistados, 57,5% avaliam a saúde bucal como boa e 66% dizem se preocupar bastante com a mesma. 60,5% são dentados superior e inferior, 27,5% precisam ou usam prótese parcial removível, sendo 16,5% na arcada inferior; e 38,5% precisam ou usam prótese total, sendo 22% na arcada superior. Apenas 6% dos hospitalizados e seus acompanhantes receberam informações sobre como realizar a higiene bucal. Dos internados, 34,1% usam algum tipo de prótese dentária. Dos entrevistados, 6% eram gestantes e 15% pacientes oncológicos. 95% dos entrevistados acreditam que a saúde bucal interfere na saúde geral ou sistêmica, e 99% consideram importante a distribuição de cartilhas sobre saúde bucal no hospital. Conclusão: Diante do perfil da saúde bucal dos usuários dos serviços do Hospital Universitário Santa Terezinha o estudo verificou que é necessária a implantação de uma forma de transmitir informações sobre saúde bucal a esse público. A cartilha foi o método escolhido, para que os pacientes e acompanhantes tenham acesso a este conteúdo podendo melhorar seus hábitos e consequentemente sua saúde bucal.
Palavras-chave: Informação. Saúde Bucal. Hospital Universitário.
ABSTRACT: Objective: Trace oral health profile of patients and accompanying of the University Hospital Santa Terezinha in the city of Joaçaba, Santa Catarina, and develop a booklet that conveys information about oral health care for this population. Methods: Qualitative and quantitative, cross-sectional study conducted in 2014, with the lifting of the oral health status of the target audience by using a semistructured interview, and with the development of an educational booklet. Results: Of the 200 interviewees, 57.5% assessed oral health as good and 66% said they worry a lot with it. 60.5% are toothed upper and lower, 27.5% need or use removable partial denture, being 16.5% in the lower arch; and 38.5% need or wear dentures, 22% in the upper arch. Only 6% of hospitalized and their companions received information about how to do oral hygiene. Of hospitalized, 34.1% use some type of dental prosthesis. Of the respondents, 6% were pregnant and 15% cancer patients. 95% of respondents believe that oral health affects in general or systemic health, and 99% consider it important to the distribution of booklets on oral health in the hospital. Conclusion: In the presence of the oral health profile of users of the services of the University Hospital Santa Terezinha, the study found that the implantation of a way to convey this information on oral health is needed. The booklet was the method chosen, so that patients and caregivers have access to this content can improve your habits and consequently their oral health.
Keywords: Information. Oral Health. Hospitals. University.
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