METODOLOGIA ATIVA: DA BIBLIOMETRIA GERAL A INTERSEÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.1046

Palavras-chave:

Metodologia ativa, fomação dos profissionais, ensino-aprendizagem.

Resumo

A inovação passou a fazer parte da sociedade contemporânea com novas metodologias no fazer pedagógico do docente na área da sáude. A formação do profissional dessa área amplia-se para uma visão integral do homem. Sendo assim, o objetivo desse artigo é mapear as intersecções das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na formação dos profissionais de saúde. Para tanto se realizou a análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo da medicina intersectando as discussões na área de ciências sociais, farmacologia,  toxicologia e Farmacêutica.

Palavras-chave: Metodologia ativa. Fomação dos profissionais. Ensino-aprendizagem.

 

ABSTRACT: Innovation has become part of contemporary society with new methodologies in teaching the teachers do in the area of health. The formation of professionals in this area continues to expand to an integral vision of man. Thus, the purpose of this article is to map out the intersections of active methodologies in the teaching learning in the training of health professionals. For this was carried out bibliometric analysis, from a systematic search in the Scopus database. As a result, it was identified that the research emerging in the medical field intersecting the discussions in the area of social sciences, pharmacology, toxicology and Pharmaceuticals.

Keywords: Active methodology. Training of professionals. Teaching and learning.

Biografia do Autor

Andreia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: material didático , orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. As diferentes atividades desenvolvidas centram-se principalmente como Designer Instrucional (DI) e áreas pedagógicas relacionadas a EAD. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para o planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, parques tecnológicos bem como na área de Mídia e Conhecimento. Atua também como professora formador, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos.Autora de livro e artigos científicos.

Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Universidade Federal do Tocantis

Possui graduação em Enfermagem pelo CEULP/ULBRA (2006), Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família (2008), Especialização em Docência para Educação Profissional (2012) Mestre em Saúde Coletiva (2013), Doutorando em Ciências da Saúde (FMABC). Professor Auxiliar do Curso de Enfermagem do CEULP/ULBRA, Professor Magistério Superior UFT e Tutor Residência Multiprofissional em Saúde Palmas/TO. Experiência na área de Saúde Coletiva (ênfase em Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária a saúde, avaliação de serviços de saúde e educação em saúde). Cadeiras de Farmacoterapia e Coordenador da disciplina Módulo de Semiotécnica do CEULP/ULBRA e Ações Ambulatoriais e Hospitalares - UFT. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação para Promoção da Saúde GEPEPS

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Publicado

2018-01-18

Como Citar

Machado, A. de B., & Quaresma, F. R. P. (2018). METODOLOGIA ATIVA: DA BIBLIOMETRIA GERAL A INTERSEÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.1046

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde