METODOLOGIA ATIVA: DA BIBLIOMETRIA GERAL A INTERSEÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.1046Palavras-chave:
Metodologia ativa, fomação dos profissionais, ensino-aprendizagem.Resumo
A inovação passou a fazer parte da sociedade contemporânea com novas metodologias no fazer pedagógico do docente na área da sáude. A formação do profissional dessa área amplia-se para uma visão integral do homem. Sendo assim, o objetivo desse artigo é mapear as intersecções das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na formação dos profissionais de saúde. Para tanto se realizou a análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo da medicina intersectando as discussões na área de ciências sociais, farmacologia, toxicologia e Farmacêutica.
Palavras-chave: Metodologia ativa. Fomação dos profissionais. Ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: Innovation has become part of contemporary society with new methodologies in teaching the teachers do in the area of health. The formation of professionals in this area continues to expand to an integral vision of man. Thus, the purpose of this article is to map out the intersections of active methodologies in the teaching learning in the training of health professionals. For this was carried out bibliometric analysis, from a systematic search in the Scopus database. As a result, it was identified that the research emerging in the medical field intersecting the discussions in the area of social sciences, pharmacology, toxicology and Pharmaceuticals.
Keywords: Active methodology. Training of professionals. Teaching and learning.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 07 set. 2016.
COTTA, R. Minardi.M.; Silva, L S ; Lopes, L L ; GOMES, Karine O ; Cotta, Fernanda Mitre ; LUGARINHO, Regina ; Mitre, Sandra M,The construction of collective portfolios in traditional curriculums: An innovative approach in teaching-learning.v. 17, p. 787-796, 2012.
COTTA, R. Minardi.M.; REIS, Roberta Sena ; CAMPOS, AAO ; GOMES, Andréia Patrícia ; Antônio, Vanderson E ; BATISTA, Rodrigo Siqueira .Current debates on humanization and health: who are we? v. 18, p. 171-9, 2013.
CYRINO EG, TORALLES-PEREIRA ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública 2004;20(3):780-788.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MARIN, M. J. S.; Gomes, R ; MARVULO, M. M. L. ; Primo, E. M. ; BARBOSA, Pedro Marco K ; DRUZIAN, S. . P.Multiprofessional health-related graduate courses: results from experiences using active methodologies. Interface (Botucatu. Impresso), v. 14, p. 303-314, 2010.
SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 155-172, 2009. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/21>. Acesso em: 16 out. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).