SABERES SOBRE PARASITOSES EM UMA COMUNIDADE RIBERINHA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v6i2.1071Palavras-chave:
Enteroparasitoses, Saberes populares, Criança, EnfermagemResumo
A pesquisa objetivou compreender os saberes construídos frente às enteroparasitoses em crianças ribeirinhas na Vila de Itupanema, no município de Barcarena, Pará. Foi desenvolvida uma pesquisa por meio do método misto, realizada com 15 responsáveis de crianças atendidas na ESF de Itupanema, por meio de um questionário aplicado, constituído de questões semiabertas. Os resultados foram obtidos por meio do discurso dos responsáveis, agrupados em categorias e tabelas, subsidiados com referência sobre o tema. Os resultados permitiram registrar as representações sociais sobre a temática e um conhecimento simplificado sobre os mecanismos de transmissão e sintomatologia. Os resultados apontam para a necessidade de medidas preventivas e educativas, que contemplem a realidade sociodemográfica e antropológica das comunidades ribeirinhas existentes no espaço amazônico. Conclui-se que para a realização de uma educação em saúde eficaz, se faz necessário a interface da medicina popular e da ciência de enfermagem frente ao processo saúde-doença.
Palavras-chave: Enteroparasitoses. Saberes populares. Criança. Enfermagem.
ABSTRACT: The research aimed to understand the knowledge built front of intestinal parasitic infections among children in Itupanema riverside village in the municipality of Barcarena, Pará. In this sense, it developed a mixed character of field research, with descriptive study. The survey was conducted with 15 leaders of children attending the ESF Itupanema through an applied questionnaire composed of semi-open questions. The results were obtained through the discourse of leaders, grouped into categories and tables, subsidized with reference on the subject. The results allowed to record the social representations on the subject and a simplified understanding of the mechanisms of transmission and symptoms. The results point to the need for preventive and educational measures that address the socio-demographic and anthropological reality of existing riverside communities in the Amazon region. We conclude that for the realization of effective health education, it is necessary to interface the popular medicine and nursing science front of the health-disease process.
Keywords: Intestinal parasites. Popular Knowledge. Child. Nursing.
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