SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE APÓS IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Autores

  • Janaína Alves Guilherme Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR.
  • Sônia Cristina Dias Soares Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro, no NUTES/Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Rio de Janeiro.
  • Ely Mitie Massuda Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR e Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Maringá, PR.
  • Mirian Ueda Yamaguchi Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR e Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Maringá, PR.

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v7i1.1236

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Satisfação do Paciente, Descentralização, Assistência Integral à Saúde, Promoção da Saúde

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa empírica quanti-qualitativa que consistiu em avaliar a satisfação dos usuários das Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único da Saúde (SUS) e do Programa Mais Médicos (PMM) numa microrregião do Noroeste do Paraná. Utilizou-se questionário fechado para os usuários e entrevista semiestruturada para gestores de 24 municípios, dos 30 que compõem a microrregião. Os dados quantitativos foram tratados com software Sphinx Léxica e Statgraph e os qualitativos com o software Atlas.ti. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial. Os usuários das RAS avaliaram positivamente a qualidade do atendimento dos médicos mas negativamente no que se refere ao tempo de espera e liberdade de escolha dos profissionais. Quanto a infraestrutura, a avaliação foi menos favorável. Para o PMM, a avaliação dos médicos foi positiva por parte dos gestores, contudo, a distribuição destes nos municípios não foi igualitário, permanecendo uma concentração naqueles de maior porte, reproduzindo o comportamento geral observado em relação à distribuição entre capital e interior do Estado.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Satisfação do Paciente. Descentralização. Assistência Integral à Saúde. Promoção da Saúde.

 

ABSTRACT: This article presents the results of empirical quantitative and qualitative research which evaluate the satisfaction of users of the Health Care Networks (HCN) of the Unified Health System and the Program More Doctors (PMD) in micro-region Parana Northwest of Parana. It used closed questionnaire for users and semistructured interviews for managers of 24 municipalities of the 30 cities that compose the micro-region. Quantitative data were analyzed with software Sphinx Lexica and StatGraph and qualitative with Atlas.ti software. We used descriptive and inferential statistics. Users of HCN positively assessed the quality of care of physicians but negatively in relation to the waiting time and choice of profissionais. About infrastructure, the assessment was less favorable. For the PMD, the assessment of physicians was positive by managers, however, the distribution of the municipalities was not equal; there is a larger concentration in those, reproducing the general behavior observed in relation to the distribution between capital and the state.

Keywords: Consumer Behavior. Patient Satisfaction. Decentralization. Comprehensive Health Care. Health Promotion.

Biografia do Autor

Janaína Alves Guilherme, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, Maringá, PR.

Enfermeira, mestre no Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde no Centro Universitário de Maringá – UniCesumar, Maringá – Paraná.

Sônia Cristina Dias Soares Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, no NUTES/Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Rio de Janeiro.

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no NUTES/Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Rio de Janeiro.

Ely Mitie Massuda, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR e Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Maringá, PR.

Doutora em História Econômica,  professora do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde no Centro Universitário de Maringá – UniCesumar e pesquisadora  no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Maringá – Paraná.

Mirian Ueda Yamaguchi, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR e Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Maringá, PR.

Doutora em Ciências Farmacêuticas,  professora do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde no Centro Universitário de Maringá – UniCesumar,  e pesquisadora no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI, Maringá – Paraná.

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Guilherme, J. A., Vermelho, S. C. D. S., Massuda, E. M., & Yamaguchi, M. U. (2018). SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE APÓS IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 7(1), 112–128. https://doi.org/10.33362/ries.v7i1.1236

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde