PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO ACERCA DAS ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Daniela Santos Faculdades Unidas do Norte de Minas.
  • Pamela Scarlatt Duraes Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES.
  • Adriana Barbosa Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES.
  • Sérgio Vinícius Cardoso de Miranda Universidade Estadual de Montes Claros.

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v7i2.1396

Palavras-chave:

Educação em saúde, Estratégia Saúde da Família, enfermeiro.

Resumo

Objetivo: Buscou-se com o presente trabalho conhecer a percepção do enfermeiro acerca das atividades em Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo com abordagem qualitativa, com enfermeiros atuantes em Estratégias Saúde da Família localizadas no município de Montes Claros, Minas Gerais, realizado no mês de setembro de 2016, com aplicação de um questionário semi-estruturado com seis perguntas norteadoras. Resultados: A análise de dados possibilitou a construção de três categorias centrais, a saber: Objetivos e prática da educação em saúde, Estratégia Saúde da Família: porta de entrada e Aspectos facilitadores e dificultadores da educação em saúde. Conclusão: Compreende-se que a Educação em Saúde representa ferramenta ímpar e sempre inovadora no campo da saúde para transformar a vida das pessoas e o processo saúde-doença do indivíduo e comunidade.

Palavras-chave: Educação em saúde. Estratégia Saúde da Família. Enfermeiro.

 

NURSES' PERCEPTION ABOUT ACTIVITIES IN HEALTH EDUCATION IN FAMILY HEALTH STRATEGY

 

ABSTRACT: Objective: The aim of this work was to know the nurse's perception about the activities in Health Education in the Family Health Strategy. Method: A qualitative study with nurses working in Family Health Strategies located in the city of Montes Claros, Minas Gerais, Brazil, in September 2016, with the application of a semi-structured questionnaire with six guiding questions. Results: The data analysis allowed the construction of three central categories, namely: Objectives and practice of health education, Family Health Strategy: gateway and aspects of facilitating and hindering health education. Conclusion: It is understood that Health Education represents a unique and always innovative tool in the field of health to transform people's lives and the health-disease process of the individual and community.

Keywords: Health Education. Family Health Strategy. Nurse.

Biografia do Autor

Daniela Santos, Faculdades Unidas do Norte de Minas.

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública, Faculdades Unidas do Norte de Minas. 

Pamela Scarlatt Duraes Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES.

Enfermeira. Mestranda em Ciências da Saúde (UNIMONTES). Especialista em Saúde da Família na modalidade residência (UNIMONTES). Bolsista Capes.

Adriana Barbosa Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES.

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduanda em Odontologia  (UNIMONTES).

Sérgio Vinícius Cardoso de Miranda, Universidade Estadual de Montes Claros.

Doutorando em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ/ENSP, Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Santos, D., Oliveira, P. S. D., Rodrigues, A. B., & Miranda, S. V. C. de. (2018). PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO ACERCA DAS ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 7(2), 249–261. https://doi.org/10.33362/ries.v7i2.1396

Edição

Seção

Teorias e Práticas em Enfermagem