PERCEPÇÕES DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO REFERENTE À ATENÇÃO FARMACÊUTICA NAS FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO DA CIDADE DE VIDEIRA – SC
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v1i2.14Resumo
O conceito geral de Atenção Farmacêutica (AF) é o de proporcionar o bem-estar aos pacientes, compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, compromissos na prevenção de doenças e na promoção de recuperação à saúde de forma íntegra. O profissional deve sempre buscar a saúde do paciente, é isto o que rege o código de Ética Farmacêutico Brasileiro. Levando em consideração a importância da AF, este estudo avaliou as farmácias de Videira, no que diz respeito à AF. Participaram deste estudo 10 profissionais, de 10 estabelecimentos diferentes, que responderam um questionário rápido e direto, contendo 14 perguntas relacionadas à prática e conhecimento dos profissionais sobre a AF. A avaliação dos resultados mostrou que os profissionais praticam a AF, quando possível, mas que a mesma é efetuada no balcão de atendimentos, não havendo um local ou algum modelo de formulário para seguirem. Entre os entrevistados a maioria é do sexo feminino, e de idade inferior a 30 anos, apresentando uma permanência no mesmo local de trabalho entre 1 a 10 anos. Os resultados obtidos permitiram inferir que os profissionais atuantes no município de Videira – SC se preocupam com o bem estar do paciente, e assim, tentam praticar ao menos em parte a Atenção Farmacêutica, não permitindo que o/a paciente saia do estabelecimento com dúvidas sobre o que estará tomando para melhora de sua saúde. No entanto, esta pratica ainda encontra-se bastante deficitária nos estabelecimentos pesquisados, visto que não existe local adequado para prestação da mesma e os profissionais não estão completamente capacitados para exercê-la.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).