SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS

Autores

  • Andrea Loly Kraft Horta Barbosa Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Rute Grossi-Milani Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Eraldo Schunk Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Regiane da Silva Macuch Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Lucia Elaine Ranieri Cortez Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v7i2.1411

Palavras-chave:

Burnout, trabalho docente, stress ocupacional, qualidade de vida no trabalho.

Resumo

A jornada de trabalho extenuante e os problemas sociais experimentados pelos docentes em instituições educacionais podem torná-los vulneráveis à síndrome de Burnout. Este estudo objetivou avaliar a síndrome de Burnout em docentes universitários de instituições privadas. Foi aplicado a 141 professores um questionário referente a variáveis sociodemográficas e atividade docente, e a Escala de Caracterização do Burnout. Os resultados foram descritos aplicando-se o teste Qui-quadrado para se verificar a associação entre o grau das dimensões “Exaustão Emocional”, “Desumanização” e “Decepção”. Para testar o efeito das dimensões sobre as variáveis empregou-se o teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste post-hoc de Dunn. A maioria dos docentes foi do sexo feminino, com idade abaixo de 40 anos e horistas. O tempo de atividade docente influenciou no aparecimento das dimensões exaustão, desumanização e decepção. Conclui-se que os índices apresentados pelos docentes nas dimensões sinalizam um processo de Burnout em curso.

Palavras-chave: Burnout. Trabalho docente. Stress ocupacional. Qualidade de vida no trabalho.

 

BURNOUT SYNDROME IN UNIVERSITY TEACHERS OF PRIVATE INSTITUTIONS

 

ABSTRACT: The fatiguing workday and the social problems experienced by teachers in Brazilian educational institutions can make them vulnerable to Burnout syndrome. This study aimed to evaluate the Burnout Syndrome in university teachers of private institutions in the northwest and west-central state of Paraná. It was applied to 141 teachers a questionnaire regarding sociodemographic variables and teaching activities. Also used the Burnout Characterization Scale. Data were described using frequency tables, using the chi-square test to verify the association between the degree of the dimensions "Emotional Exhaustion", "Dehumanization" and "Deception". To test the effect of the dimensions of the variables we used the Kruskal-Wallis test, followed by post-hoc Dunn test and a confidence level of 95% (α = 0.05). The majority of teachers were female, aged below 40 years and hourly. The teaching activity of time influence the onset of dimensions Exhaustion, Dehumanization and Deception. It can be concluded that teachers have indexes as the dimensions, signaling an ongoing Burnout process.

Keywords: Burnout. Health promotion. Teaching work. Occupational stress. Quality of work life.

Biografia do Autor

Andrea Loly Kraft Horta Barbosa, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Medica Psiquiatra. Título de Especialista em Psiquiatria e Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá.

Rute Grossi-Milani, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo e graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá. Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq. Editora Chefe da Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em avaliação e intervenção psicológica, e desenvolve pesquisas em saúde mental e promoção da saúde.

Eraldo Schunk Silva, Universidade Estadual de Maringá

Docente da Universidade Estadual de Maringá

Regiane da Silva Macuch, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá. Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Lucia Elaine Ranieri Cortez, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá. Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Barbosa, A. L. K. H., Grossi-Milani, R., Silva, E. S., Macuch, R. da S., & Cortez, L. E. R. (2018). SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 7(2), 70–80. https://doi.org/10.33362/ries.v7i2.1411

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde