PROCESS MAPPING IN A DENTAL CLINIC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v8i1.1464

Keywords:

Process management, Health management, Productivity, Dentistry, Dental practice management.

Abstract

This research aims to map the processes existing in a dental clinic. For such, field research procedures were adopted, which were performed at a union dental clinic located in São Paulo-SP city. The data collect was made through non-participant observation and focused (semi-structured) interview. The processes of the clinic were modeled with the aid of MS-Visio Professional 2013 software, in order to clarify the usefulness and participation of each component of the process. The flowcharts built in the research were validated with the technical coordinator of the clinic, who corrected their inconsistencies with the reality in the clinic. After that, the flowcharts were validated with an expert in management. The results make possible to understand the usefulness of each process and identify both the hierarchy of the processes and the key processes; and provide a basis for decision-making. Considering the business model of the clinic, the analysis of the results pointed out an opportunity of increasing the number of patients seen at the clinic. Process mapping provides a better understanding of the routines of the clinic as well as of their steps, and it may help managers to determine their processes and focus on them. So, it understands here that process management is applicable in dental clinics starting from process mapping.

Keywords: Process management. Health management. Productivity. Dentistry. Dental practice management.

 

MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

RESUMO: Esta pesquisa busca mapear os processos em uma clínica odontológica. Para tanto, adotou-se os procedimentos de pesquisa de campo, os quais foram realizados em uma clínica odontológica de sindicato localizada na cidade de São Paulo-SP. A coleta de dados foi feita por observação não participante e entrevista semiestruturada focalizada. Os processos da clínica foram modelados com o auxílio do software MS-Visio Professional 2013, de modo a esclarecer a utilidade e a participação de cada componente do processo. Os fluxogramas construídos foram validados com o coordenador técnico da clínica, que corrigiu as incoerências destes com a realidade na clínica. Após isso, os fluxogramas foram validados com um especialista em gestão. Os resultados permitem entender a utilidade de cada processo e identificar a hierarquia dos processos e os processos-chave, e fornecem uma base para tomada de decisões. A análise dos resultados apontou uma oportunidade de aumentar o número de pacientes atendidos, considerando o modelo de negócios da clínica. O mapeamento de processos permite melhor entendimento da rotina da clínica e de suas etapas e pode auxiliar os gestores a determinar seus processos e focar neles. Assim, entende-se que há aplicabilidade de gestão por processo em clínicas odontológicas a partir do mapeamento de processos.

Palavras-chave: Gestão de processos. Gestão em saúde. Produtividade. Odontologia. Administração da prática odontológica.

Author Biographies

Gabriel Nery-da-Silva, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Possui graduação em Tecnologia em Logística pela Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (2015). Pós-Graduação em Logística e Operações pelo Instituto Federal de São Paulo - Suzano (2018), e Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde pela Universidade de Mogi das Cruzes (2018). Pesquisador nas áreas de ciências sociais aplicadas, interdisciplinar e engenharias III. Tem experiência nas áreas de Administração e Gestão em Saúde, com ênfase em Gestão por Processos e Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, cadeia de suprimentos, pesquisa operacional, análise e redução de custos, gestão de processos, qualidade.

Luiz Teruo Kawamoto Jr., Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Pesquisador nas áreas de engenharia de produção e administração. Professor com experiência em docência nos níveis técnico, de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Na área empresarial, experiência em projetos na área de gestão e engenharia de produção. Doutor em Engenharia Biomédica; Mestre em Tecnologia Ambiental; MBA em Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão de Negócios; Especialista em Informática na Saúde; Tecnólogo em Informática; e Bacharel em Administração de Empresas.

Laiane Aparecida Soares Sena Nery, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Possui graduação em Logística pela Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (2014), Pós-Graduação em Logística e Operações pelo Instituto Federal de São Paulo - Suzano (2016) e Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2018). Graduação em andamento em Tecnologia em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia de Guarulhos, modalidade EAD. Pesquisadora nas áreas de ciências sociais aplicadas, interdisciplinar e engenharias III. Tem experiência na área de Suprimentos com ênfase em Compras; e experiência em docência em curso técnico.

Waltraudi Orchulhak Kawamoto, Universidade Brasil

Pesquisadora nas áreas de engenharia de produção e odontologia. Professora com experiência em docência nos níveis técnico, de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Na área empresarial, experiência na área de gestão de clínicas odontologicas. Doutor e Mestrado em Engenharia Biomédica; Especialista em Informática na Saúde; e Bacharel em Odontologia.

Pietro Ayres Sanchini, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

MBA em Ciências do Consumo Aplicadas pela ESPM e Bacharel em Administração pela FIG.

References

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUMPLEMENTAR. Resolução Normativa (RN) nº 137, de 14 de novembro de 2006 (e alterações). Dispõe sobre as entidades de autogestão no âmbito do sistema de saúde suplementar. Available at: <http://www.ans.gov.br/component/legislacao/>. Accessed: 03 mar. 2018.

AHMED, S.; AMAGOH, F. Process analysis and capacity utilization in a dental clinic in Kazakhstan. Competitiveness Review, v. 24, n. 4, p. 347-356, 2014.

AL-DWAIRI, Z. N. Infection control procedures in commercial dental laboratories in Jordan. Journal of Dental Education, v. 71, n. 9, p. 1223-1227, 2007.

______.; AL-OMARI, M. A. Compliance with infection control programs in private dental clinics in Jordan. Journal of Dental Education, v. 69, n. 6, p. 693-698, 2005.

ALI, M.; SON, L. H.; KHAN, M.; TUNG, N. T. Segmentation of dental X-ray images in medical imaging using neutrosophic orthogonal matrices. Expert Systems with Applications, v. 91, p. 434-441, January 2018.

ALMEIDA NETO, M. A. Ferramentas de Modelagem e Gestão do Processo de Negócio. In: OLIVEIRA, S. B. (organizador). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação. 2. ed. 3. reimpr. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2014. cap. 7, p. 231-295.

ANDER-EGG, E. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.

ANTUNES, J. L. F.; NARVAI, P. C. Políticas de saúde bucal no Brasil e seu impacto sobre as desigualdades em saúde. Revista de Saúde Pública, v. 44, n. 2, p. 360-365, 2010.

ARAUJO, L. C. G. Análise de processos – fluxogramas. In: ______. Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional: arquitetura, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. São Paulo: Atlas, 2001. cap. 5, p. 64-81.

BAHADORI, M.; RAADABADI, M.; RAVANGARD, R.; BALDACCHINO, D. Factors affecting dental service quality. International Journal of Health Care Quality Assurance, v. 28, n. 7, p. 678-689, 2015.

BALDWIN, A.; SOHAL, A. Service quality factors and outcomes in dental care. Managing Service Quality, v. 13, n. 3, p. 207-216, 2003.

BARROS, A. J. D.; BERTOLDI, A. D. Desigualdades na utilização e no acesso a serviços odontológicos: uma avaliação em nível nacional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 7, n. 4, p. 709-717, 2002.

BRASIL. Ministério da Previdência e Assistência Social. Ministério da Saúde. Lei nº. 9656 (Lei Ordinária), de 03 de junho de 1998. Dispõe sobre os Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde. Diário Oficial da União. Poder Legislativo, Brasília, DF, 03 jun. 1998, p. 1.

______. Ministério da Saúde. Diretrizes da política nacional de saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CAMGÖZ-AKDAǦ, H.; ZINELDIN, M. Quality of health care and patient satisfaction: an exploratory investigation of the 5Qs model at Turkey. Clinical Governance: An International Journal, v. 15, n. 2, p. 92-101, 2010.

______.; ÇALIŞKAN, E.; TOMA, S. Lean process design for a radiology department. Business Process Management Journal, v. 23, n. 4, p. 779-791, 2017.

CARVAJAL JR., C. J.; CRIVELARO, M.; SANCHEZ, W. M. (organizadores). Tendências e oportunidades de negócios para empreendedores digitais. São Paulo: Porto de Ideias, 2017.

CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABREPO, 2012.

CASSOL, T.; DULLIUS, A. I. S.; ANSUJ, A. P. Perspectivas do acadêmico de odontologia de universidades do interior do Rio Grande do Sul-Brasil. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 33, 2016.

CHAVES, S. C.; ALMEIDA, A. M.; ROSSI, T. R.; SANTANA, S. F.; BARROS, S. G.; SANTOS, C. M. Política de Saúde Bucal no Brasil 2003-2014: cenário, propostas, ações e resultados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 6, p. 1791-1803, 2017.

CHOI, K. S.; LEE, H.; KIM, C.; LEE, S. The service quality dimensions and patient satisfaction relationships in South Korea: comparisons across gender, age and types of service. Journal of Service Marketing, v. 19, n. 3, p. 140-149, 2005.

CONRAD, D. A.; LEE, R. S. Y.; MILGROM, P.; HUEBNER, C. E. Estimating determinants of dentist productivity: new evidence. Journal of Public Health Dentistry, v. 70, n. 4, p. 262-268, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA – CFO. Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, aprovada pela Resolução CFO-63/2005, atualizada em 18 de maio de 2005. Diário Oficial da União, v. 19, p. 104, 2005. Available at: <http://www.crors.org.br/legislacao/>. Accessed: 02 feb. 2018.

CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO – CROSP. Homepage. (2017a). Available at: <http://www.crosp.org.br>. Accessed: 26 jun. 2017.

______. Manual de Orientação para Pessoas Jurídicas e Empresários (Individuais). (2017b). Available at: <http://www.crosp.org.br>. Accessed: 13 jun. 2017.

COULTHARD, B. D. S. P.; HELEN, V. W. The efficacy of various bone augmentation procedures for dental implants: a Cochrane systematic review of randomized controlled clinical trials. The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants, Sep-Oct; v. 21, n. 5, p. 696-710, 2005.

COVRE, E.; ALVES, S. L. Planos odontológicos: uma abordagem econômica no contexto regulatório. Rio de Janeiro: ANS, 2002.

CURY, A. Gráficos de processamento. In: ______. Organização e métodos: uma visão holística. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000. cap. 11, 329-360.

DALL'ORSOLETTA, D.; XAVIER, P. B. Intersetorialidade: conhecimento dos gestores e a sua aplicabilidade nas políticas públicas de saúde. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, Caçador, v. 5, n. 1, p. 12-20, 2016.

DESCRITORES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE – DeCS. Homepage. Available at: <http://decs.bvs.br>. Accessed: 03 feb. 2018.

DOMÉJEAN, S.; BANERJEE, A.; FEATHERSTONE, J. D. B. Caries risk/susceptibility assessment: its value in minimum intervention oral healthcare. British Dental Journal, v. 223, n. 3, p.191-197, 2017.

FERRARI, A. T. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. Capítulo 10.

GARZA-REYES, J. A. A systematic approach to diagnose the current status of quality management systems and business processes. Business Process Management Journal, v. 24, n. 1, p. 216-233, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GOLDRATT, E. M.; COX, J. A meta: um processo de melhoria contínua. 2. ed. São Paulo: Nobel, 2014.

GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 40, n.1, p. 6-19, 2000.

GOZZI, M. P. (organizador). Gestão da Qualidade em bens e serviços. São Paulo: Person Education do Brasil, 2015. – (Coleção Bibliografia Universitária Pearson)

HAMMER, M.; CHAMPY, J. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência; tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

HOLMES, P. B.; SHROFF, B.; BEST, A. M.; LINDAUER, S. J. Influence of gender on office staff management in orthodontics. The Angle Orthodontist, v. 80, n. 6, p. 1150-1154, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Acesso e utilização de serviços de saúde. PNAD 1998. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.

______. Acesso e utilização de serviços de saúde. PNAD 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

JUNQUEIRA, C. R.; RAMOS, D. L. P.; RODE, S. M. Considerações sobre o mercado de trabalho em odontologia. Revista Paulista de Odontologia, v. 27, n. 4, p. 24-27, 2005.

KAWAMOTO JR., L. T.; KAWAMOTO, W. O.; FORMIGONI, A.; RODRIGUES, E. F.; CAMPOS, I. P. A.; RODRIGUES, S. C. M. Quality Comparison of Analog and Digital X-Ray Equipment and Materials in a Dental Clinic. Key Engineering Materials, v. 660, p. 330-334, 2015. Trans Tech Publications.

KIRCHMER, M.; LAENGLE, S.; MASIAS, V. Transparency-Driven Business Process Management in Healthcare Settings [Leading Edge]. IEEE Technology and Society Magazine, v. 32, n. 4, p. 14-16, 2013.

KOHN, W. G.; COLLINS, A. S.; CLEVELAND, J. L.; HARTE, J. A.; EKLUND, K. J.; MALVITZ, D. M. Guidelines for infection control in dental health-care settings--2003. MMWR Recomm Rep, v. 52, n. 17, p. 1-61, 2003.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAGIOIA, U. C. T.; RIBEIRO FILHO, J. F.; FALK, J. A.; LIBONATI, J. J.; LOPES, J. E. G. A gestão por processos gera melhoria de qualidade e redução de custos: o caso da unidade de ortopedia e traumatologia do hospital das clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, n. 48, p. 77-90, 2008.

LI, G.; HOU, Y.; WU, A. Fourth Industrial Revolution: technological drivers, impacts and coping methods. Chinese Geographical Science, v. 27, n. 4, p. 626-637, August 2017.

LIN, F. R.; YANG, M. C.; PAI, Y. H. A generic structure for business process modeling. Business Process Management Journal, v. 8, n. 1, p. 19-41, 2002.

LLANES-FONT, M.; ISAAC-GODÍNEZ C. L.; MORENO-PINO, M.; GARCÍA-VIDAL, G. De la gestión por procesos a la gestión integrada por procesos. Ingeniería Industrial, v. 25, n. 3, p. 255-264, set-dez, 2014.

LONGARAY, A. A.; MUNHOZ, P. R.; SIMÃO ALBINO, A.; CASTELLI, T. M. Use of BPM to redesign the container handling process: a Brazilian retroportuary terminal case. Independent Journal of Management & Production (IJM&P), v. 6, n. 3, p. 667-686, 2015.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

______; ______. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, R. G.; MAYSÉS, R. P. C.; VALLE, F. F.; VALLE, V. A. F.; SOUZA, C. S. M.; BARCELLOS, J. F. M. “Programa saúde e cidadania”: a contribuição da extensão universitária na Amazônia para a formação médica. Revista de Medicina, São Paulo, v. 95, n. 1, p. 6-11, 2016.

MATOS, D. L.; LIMA-COSTA, M.; GUERRA, H. L.; MARCENES, W. Projeto Bambuí: avaliação de serviços odontológicos privados, públicos e de sindicato. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 2, p. 237-243, 2002.

MAYNARD, A. D. Navigating the fourth industrial revolution. Nature Nanotechnology, v. 10, 2015. p. 1005-1006.

MCCANN, K.; LINK, R. C. Dental health: the probability of dental insurance coverage and utilization of dental care. In: iHEA – 6th World Congress: Explorations in Health Economics, Copenhagen, 8-11 July, 2007. Anais… Copenhagen, 2007. Available at: <http://ssrn.com/abstract¼993797>. Accessed: 02 feb. 2018.

MEYER, C.; SCHWAGER, A. Understanding customer experience. Harvard Business Review, v. 85, n 2, p. 116-126, 2007.

MINAYO, M. C. S. (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos)

MORRIS, M.; SCHINDEHUTTE, M.; ALLEN, J. The entrepreneur’s business model: toward a unified perspective. Journal of Business Research, v. 58, n. 1, p. 726-735, 2005.

MÜLLER, A. N.; TELÓ, A. R. Modelos de avaliação de empresas. Revista da FAE, v. 6, n. 2, p. 97-112, 2003.

NELSON, I. M. Basic bookkeeping and avoiding theft. Dental Clinics of North America, v. 52, n. 3, p. 529-534, 2008.

OLIVEIRA, D. P. R. Técnicas de Representação Gráfica. In: ______. Sistemas, Organização & Métodos: Uma Abordagem Gerencial. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2007. cap. 10, p. 257-300.

OLIVEIRA, S. B. (organizador). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação. 2. ed. 3. reimpr. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2014.

______.; MOTTA, R. A. S. M.; OLIVEIRA, A. S. Gestão de processos e tecnologia de informação: em busca da agilidade em serviço. Revista Gestão.Org., v. 10, n. 1, p. 172-194, jan./abr. 2012.

OHNO, T. O sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala ; trad. Cristina Schumacher. Porto Alegre: Bookman, 1997.

OYADOMARI, J. C.; PEDRIQUE, A. L.; BIDO, D. S.; REZENDE, A. Management Control Use and Decisions in Brazilian Health Organizations: an Exploratory Study. BBR, Braz. Bus. Rev., Vitória, v. 11, n. 2, p. 1-32, mar.-abr. 2014.

PAULA, F. J. D.; MUÑOZ, D. R.; SILVA, M. D.; MOTTA, M. V. D. Reclamações fundamentadas sobre o tratamento dentário no Procon da cidade de São Paulo (2006-2010). Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, v. 67, n. 1, p. 56-63, 2013.

PELS, J.; KIDD, T. A. Business model innovation: Learning from a hightech-low-fee medical healthcare model for the BOP. International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing, v. 9, n. 3, p.200-218, 2015.

PIETROBON, L.; SILVA, C. M.; BATISTA, L. R.; CAETANO, J. C. Planos de assistência à saúde: interfaces entre o público e o privado no setor odontológico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 5, p. 1589-1599, 2008.

PINOCHET, L. H. C.; LOPES, A. S.; SILVA, J. S. Inovações e tendências aplicadas nas tecnologias de informação e comunicação na gestão da saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde - RGSS, v. 3, n. 2, p. 11-29, jul./dez. 2014.

PINTO, M. L. Percepção do cirurgião dentista sobre acreditação em odontologia. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, 2015.

PIRES, S. R. I. Gestão da cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos – Supply chain management. 2. ed. 9. reimpr. São Paulo: Atlas, 2014.

PRASAD, B.M.; VARATHARAJAN, D. Using dental care resources optimally: Quality efficiency trade‐offs in a competitive private market. International Journal of Health Care Quality Assurance, v. 24, n. 4, p. 284-299, 2011.

ROCHA, T. A. H.; RODRIGUES, J. M.; SILVA, N. C.; BARBOSA, A. C. Q. Gestão de recursos humanos em saúde e mapeamento de processos – reorientação de práticas para promoção de resultados clínicos satisfatórios. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 11, n. 3, p. 143-159, 2014.

ROHNER, P. Achieving impact with clinical process management in hospitals: an inspiring case. Business Process Management Journal, v. 18, n. 4, p. 600-624, 2012.

ROTONDARO, R. G. Gerenciamento por Processos. In: CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABREPO, 2012. cap. 7, p. 211-237.

SAM, F. E.; BONNICK, A. M. Office computer systems for the dental office. Dental Clinics of North America, v. 55, n. 3, p. 549-557, 2011.

SÁNCHEZ, J. J. Z.; RODRÍGUEZ, M. B. Indicadores de la calidad em los centros sociosanitarios del grupo Capio Sanidad. Gerokomos, v. 18, n. 1, p. 24-29, 2007.

SANCHEZ, W. M.; FREITAS, L. R. A Tecnologia da Informação e as oportunidades de negócios. In: CARVAJAL JR., C. J. et al. Empreendedorismo, tecnologia e inovação: como a TI está transformando a sociedade, a economia e gerando novas oportunidades para criação de Startups. São Paulo: Livrus Editorial, 2015. cap. 3, p. 47-69.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado de Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Centro de Vigilância Sanitária. Aprova a Norma Técnica que estabelece condições para instalação e funcionamento de estabelecimentos de assistência odontológica, e dá providências correlatas. Resolução SS-15, de 18 de janeiro de 1999. Diário Oficial do Estado. Poder Executivo, Seção I, v. 109, n. 13, São Paulo, SP, 20 jan. 1999, p. 21. Available at: <https://www.imprensaoficial.com.br/DO/>. Accessed: 28 feb. 2018.

SERRA, M. C.; HENRIQUES, C. Participação de cirurgiões-dentistas em empresas de odontologia de grupo. Revista ABO Nacional, v. 8, n. 2, p. 80-85, 2000.

SILVA, A. S.; FARINA, M. C.; GOUVÊA, M. A.; DONAIRE, D. A Model of Antecedents for the Co-Creation of Value in Health Care: An Application of Structural Equation Modeling. BBR, Braz. Bus. Rev., Vitória, v. 12, n. 6, p. 124-153, nov.-dez. 2015.

SILVEIRA, J. L. G. C.; OLIVEIRA, V. Experiências e expectativas dos cirurgiões-dentistas com os planos odontológicos. Pesquisa Brasileira de Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 2, n. 1, p. 30-34, 2002.

SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

SORIA, M. L.; BORDIN, R.; COSTA FILHO, L. C. Remuneração dos serviços de saúde bucal: formas e impactos na assistência. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, p. 1551-1559, Dez. 2002.

TAYLOR, F. W. Princípios de administração científica ; tradução de Arlindo Vieira Ramos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990. Available at: <http://www.labest.eng.ufba.br>. Accessed: 20 mar. 2017.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2013.

TOBÓN, L. F. A.; BOLÍVAR, J. E. Importancia de los procesos y su aplicación en las organizaciones. AD-minister, n. 4, p. 67-79, 2004.

TOUSSAINT, J. S. A management, leadership, and board road map to transforming care for patients. Frontiers of Health Services Management, v. 29, n. 3, p. 3-15, 2013.

______.; BERRY, L. L. The promise of Lean in health care. In: Mayo Clinic Proceedings, Elsevier, v. 88, n.1, p. 74-82, 2013.

UNICAMP (2003). Gestão por processos. UNICAMP_170903.pdf. Available at: <http://www.prdu.unicamp.br/gestao_por_processos/>. Accessed: 23 feb. 2017.

VAN DER AALST, W. M. P. Business Process Management: A Comprehensive Survey. ISRN Software Engineering, vol. 2013, Article ID 507984, 37 pages, 2013.

ZARB, G. A.; BOLENDER C. L. Prosthodontic treatment for edentulous patients: Complete dentures and implant supported prostheses. 20. ed. St. Louis: Mosby, 2004.

ZILLI, M. G.; SANTOS, A. P. S.; YAMAGUCHI, C. K.; BORGES, L. A. Contribuições de uma clínica escola no atendimento em saúde no sul de Santa Catarina. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, Caçador, v. 6, n. 1, p. 105-116, 2017.

ZIROLDO, R. R.; GIMENES, R. O.; CASTELO JR., C. A importância da Saúde Suplementar na demanda da prestação dos serviços assistenciais no Brasil. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 37, n. 21, p. 216-221, 2013.

ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The business model: recent developments and future research. Journal of Management, v. 37, n. 4, p. 1019-1042, 2011.

Downloads

Published

2019-06-27

How to Cite

Nery-da-Silva, G., Kawamoto Jr., L. T., Nery, L. A. S. S., Kawamoto, W. O., & Sanchini, P. A. (2019). PROCESS MAPPING IN A DENTAL CLINIC. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 8(1), 71–99. https://doi.org/10.33362/ries.v8i1.1464

Issue

Section

Estudos Interdisciplinares em Saúde