ANAMNESE SISTÊMICA NA FORMAÇÃO MÉDICA CONTEMPORÂNEA: EM ATENÇÃO AO ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v8i1.1509Palavras-chave:
Formação médica contemporânea. Anamnese sistêmica. Atendimento médico de adolescentesResumo
Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as percepções de acadêmicos de medicina sobre a anamnese sistêmica na formação médica contemporânea tendo em vista o atendimento médico de adolescentes. Considera-se que pensamento sistêmico no atendimento médico de adolescentes pode indicar possibilidades de discussão para melhoria da qualidade da formação médica contemporânea. Tratou-se de um estudo qualitativo realizado por meio de uma roda de conversa, estratégia metodológica que estimula a construção da autonomia dos sujeitos por meio da problematização e troca de informações para novas aprendizagens. Nesse estudo, a anamnese sistêmica teve como base de discussão a perspectiva da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner e do pensamento complexo de Edgar Morin para a compreensão integral do atendimento ao adolescente. A saúde é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos físicos, psicológicos e sociais, todos relacionados e interdependentes. O estudo concluiu provisoriamente que o maior desafio do terceiro milênio está em reformar o pensamento para agir e ligar dois sistemas de pensamento: o linear e o sistêmico. Assim, poderemos pensar numa anamnese sistêmica para a formação médica contemporânea.
Palavras-chave: Formação médica contemporânea. Anamnese sistêmica. Atendimento médico de adolescentes.
ABSTRACT: The purpose of this research was to understand the perceptions of medical students about systemic anamnesis in contemporary medical education in view of the medical care of adolescents. It is considered that systemic thinking in the medical care of adolescents may indicate possibilities for discussion to improve the quality of contemporary medical education. It was a qualitative study carried out through a conversation wheel, methodological strategy that stimulates the construction of the autonomy of the subjects through the problematization and exchange of information for new learning. In this study, the systemic anamnesis was based on the perspective of Bronfenbrenner's Bioecological Theory and the complex thinking of Edgar Morin for the comprehension understanding of adolescent care. Health is a multidimensional phenomenon, involving physical, psychological and social aspects, all related and interdependent. The study tentatively concluded that the greatest challenge of the third millennium lies in reforming thinking to act and connect two systems of thought: linear and systemic. Thus, we can think of a systemic anamnesis for contemporary medical education.
Keywords: Contemporary medical training. Systemic anamnesis. Medical care of adolescents.
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