PERFIL DO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO DO SUL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Gabriela Pereira Vidal Aluna do curso de Psicologia. Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.
  • Miriam Fialho Aluna do curso de Psicologia. Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.
  • Zaíra Bortoluzzi Donadel Pesquisadora e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL.
  • Rodrigo Moraes Kruel Pesquisador do Núcleo de estudos aplicados à saúde - NEAS, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.
  • Janaina Niero Mazon Pesquisador do Núcleo de estudos aplicados à saúde - NEAS, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.
  • Cláudio Sérgio da Costa Pesquisador do Núcleo de estudos aplicados à saúde - NEAS, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.
  • Adalberto Alves de Castro Coordenador e Pesquisador do Núcleo de estudos aplicados à saúde - NEAS, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE. http://orcid.org/0000-0002-9828-4894

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v7i1.1541

Palavras-chave:

Acolhimento Institucional. Psicologia Social. Psicologia.

Resumo

A psicologia social está inserida nos contextos de saúde pública e busca compreender as relações entre os indivíduos e a sociedade. No entanto, desde os primeiros anos de vida, muitas crianças são negligenciadas pela sua família e recebem algum tipo de tratamento nocivo. Mediante a este quadro, estas são encaminhadas a instituições acolhedoras a fim de garantir os seus direitos enquanto crianças. O presente estudo objetivou-se a estudar o perfil do acolhimento de crianças em uma instituição do sul de Santa Catarina. A metodologia utilizada caracteriza-se como um estudo quantitativo e documental. Como resultados obtidos verificou-se um maior número de crianças do sexo feminino que frequentam a instituição, bem como os dados de permanência dos acolhidos é reduzido se comparado ao prazo determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. No entanto, surge a percepção de que a rede de políticas públicas dos municípios consorciados e conveniados a esta instituição, ainda necessitam de apoio em alguns serviços e modalidades. Nesse quesito, serão possíveis números ainda melhores em próximas pesquisas e estudos.

Palavras-chave: Acolhimento Institucional. Psicologia Social. Psicologia.

 

ABSTRACT: Social psychology is inserted in the contexts of public health and seeks to understand the relations between individuals and society. However, from the earliest years of life, many children are neglected by their family and receive some form of harmful treatment. Through this framework, they are referred to welcoming institutions in order to guarantee their rights as children. The present study aimed to study the profile of child care in an institution in the south of Santa Catarina. The methodology used is characterized as a quantitative and documentary study. As a result, a greater number of female children attending the institution were found, as well as the data on the permanence of the host population, when compared to the period established by the Statute of the Child and Adolescent - SCA. However, there is a perception that the network of public policies of the municipalities consortium and convened to this institution, still need support in some services and modalities. In this regard, even better numbers will be possible in future research and studies.

Keywords: Institutional Hosting. Social Psychology. Psychology.

Biografia do Autor

Adalberto Alves de Castro, Coordenador e Pesquisador do Núcleo de estudos aplicados à saúde - NEAS, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.

Prof. Adalberto Alves de Castro
Coordenador do Núcleo de Estudos Aplicados a Saúde (NEAS)  
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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Vidal, G. P., Fialho, M., Donadel, Z. B., Kruel, R. M., Mazon, J. N., Costa, C. S. da, & Castro, A. A. de. (2018). PERFIL DO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO DO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 7(1), 440–453. https://doi.org/10.33362/ries.v7i1.1541

Edição

Seção

Áreas Emergentes em Psicologia