NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL ENTRE ACADEMICOS DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA DA CIDADE DE CAÇADOR, SC

Autores

  • Jussara Marques UNIARP
  • Maíra Aparecida Ferrarin UNIARP
  • Siham Abdel Karim Amer Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Caçador, SC
  • Adriano Slongo Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v2i2.162

Palavras-chave:

Imagem Corporal. Satisfação. Acadêmicos de Fisioterapia. Caçador, SC.

Resumo

Introdução: Compreende-se como imagem corporal a ilustração que se tem na mente acerca do tamanho, da aparência, da forma do corpo e respostas emocionais a elas associadas. Insatisfação corporal é a preocupação com a forma e o peso, está, em especial, fortemente influenciada por ideais de magreza. Objetivo: Analisar o nível de satisfação com a imagem corporal entre acadêmicos de um curso de fisioterapia da cidade de Caçador, SC. Métodos: Participaram, deste estudo, 80 acadêmicos do curso de fisioterapia de Caçador. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a Escala de Silhuetas de Stunkard, associadas ao sexo, idade, estado civil, peso, altura e religião. Resultados: A maior parte das voluntárias, do sexo feminino, 67% estavam insatisfeita com sua imagem corporal, apesar de apenas 21% estarem com IMC considerado acima do peso. Já na amostra masculina, 25% revelaram estar satisfeitos com suas medidas corporais e 25% têm o desejo de reduzir suas medidas, apesar de 67% desses estarem classificados como acima do peso, ou seja, IMC acima de 25. Considerações Finais: Tanto homens como mulheres apresentaram distorção na autopercepção da imagem corporal, subestimando ou superestimando-a.

Biografia do Autor

Jussara Marques, UNIARP

Estudante do Curso de Fisioterapia da Uniarp

Maíra Aparecida Ferrarin, UNIARP

Estudante do Curso de Fisioterapia da Uniarp

Siham Abdel Karim Amer, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Caçador, SC

Adriano Slongo, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Caçador, SC

Referências

ABRANTES, Marcelo Militão, LAMOUNIER, Joel Alves, COLOSIMO, Enrico Antônio, Prevalência de Sobrepeso e Obesidade Nas Regiões Nordeste E Sudeste Do Brasil, Rev. Assoc. Med. Bras. 2003.

ALMEIDA Gan, SANTOS JE, PASSIAN SR, LOUREIRO SR. Percepção de Tamanho e Forma Corporal de Mulheres: Estudo Exploratório. Psicologia em Estudo, v.10, 11, p. 27-35, 2005.

ALVARENGA, Marle dos Santos; et al, Insatisfação com a imagem corporal em universitárias brasileiras, Rev. Ciência e Saúde Colet. 2010.

BUCKROYD, Julia. Anorexia e Bulimia, Esclarecendo suas dúvidas. São Paulo: Ágora, 2000.

FERNANDES, Maria Helena. Corpo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD). Obesidade e Desnutrição: Projeto Com Gosto de Saúde. [online]. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: . Acesso em 07 de junho de 2013.

DAMASCENO, Vinicius Oliveira, et al. Tipo físico ideal e satisfação com a imagem corporal de praticantes de caminhada. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 11, nº 3, Mai/Jun., 2005.

MASSET, Kalina Veruska da Silva Bezerra; SAFONS, Marisete Peralta. Excesso de Peso e Insatisfação com a Imagem Corporal em Mulheres. Arq. Sanny Pesq. Saúde. v.1, p. 38-48, 2008.

MEYER, Patrícia Froes; MEDEIROS, Jocicleiber de Oliveira; OLIVEIRA, Samela Soraya Gomes de. O papel psicossocial do ambulatório de fisioterapia dermato-funcional na saúde da população de baixa renda. Revista Fisioterapia em Movimento, v. 16, Curitiba 2013.

MISKOLCI Richard. Corpos Elétricos: do Assujeitamento a Estética da Existência. Estudos Feministas. v.14, p.681-693, 2006.

PIGOZZI, Valentina. Obesidade: um golpe na auto-estima. Revista viver em psicologia. v. 7, n 91, 2000.

SAIKALI CJ, Soubhia CS, Scalfaro BM, Cordás TA. Imagem Corporal nos Transtornos Alimentares. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 31, p. 154-156, 2004.

SANT’ANNA Denise Bernuzzi de. Corpos de Passagem: Ensaios sobre a Subjetividade Contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SCHILDER, Paul. A Imagem do Corpo. As Energias Construtivas da Psique. Editora Martins Fontes, São Paulo, 1981.

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Marques, J., Ferrarin, M. A., Amer, S. A. K., & Slongo, A. (2013). NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL ENTRE ACADEMICOS DE UM CURSO DE FISIOTERAPIA DA CIDADE DE CAÇADOR, SC. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 2(2), 154–161. https://doi.org/10.33362/ries.v2i2.162

Edição

Seção

Dossiê: Estética e Saúde