QUALIDADE DE VIDA EM INGRESSANTES E CONCLUINTES DE DIFERENTES CURSOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Thaiane Moleta Vargas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Leandro Martinez Vargas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • José Roberto Herrera Cantorani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Bruno Pedroso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v9i1.1654

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Atividade Física, Estudantes

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção da QV de estudantes universitários, comparando as informações obtidas de ingressantes e concluintes de uma IES de Itararé-SP, visando encontrar as diferenças entre os resultados não satisfatórios de QV. Participaram do estudo acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento de uma instituição privada de ensino superior de Itararé – SP. Para a mensuração da qualidade de vida foi utilizado o WHOQOL-Bref, para avaliar o nível de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e a satisfação com a imagem corporal foi avaliada por meio de Escala de Silhuetas. Também foram coletadas informações sociodemográficas. A amostra foi composta por 343 acadêmicos, dos quais 175 (51,1%) eram homens e 168 (48,9%) eram mulheres, com média de idade de 22,9 ± 5,6 anos. Foram realizadas análises de diferenças entre grupos comparando cada domínio do WHOQOL-Bref com o sexo, períodos de formação, classes socioeconômicas, níveis de atividade física e satisfação com a imagem corporal. Conclui-se que o sexo, o nível de atividade física e a satisfação com a IC influenciam significativamente na percepção da QV dos estudantes pesquisados. Ao comparar a percepção da QV entre os períodos de formação verificam-se que os estudantes concluintes apresentaram melhores resultados nas facetas relacionadas ao domínio ambiente, quando comparados aos estudantes ingressantes.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

Vargas, T. M., Vargas, L. M., Cantorani, J. R. H., & Pedroso, B. (2020). QUALIDADE DE VIDA EM INGRESSANTES E CONCLUINTES DE DIFERENTES CURSOS UNIVERSITÁRIOS. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 9(1), 39–48. https://doi.org/10.33362/ries.v9i1.1654

Edição

Seção

Reabilitação, Saúde e Qualidade de Vida