QUALIDADE DE VIDA EM INGRESSANTES E CONCLUINTES DE DIFERENTES CURSOS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v9i1.1654Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Atividade Física, EstudantesResumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção da QV de estudantes universitários, comparando as informações obtidas de ingressantes e concluintes de uma IES de Itararé-SP, visando encontrar as diferenças entre os resultados não satisfatórios de QV. Participaram do estudo acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento de uma instituição privada de ensino superior de Itararé – SP. Para a mensuração da qualidade de vida foi utilizado o WHOQOL-Bref, para avaliar o nível de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e a satisfação com a imagem corporal foi avaliada por meio de Escala de Silhuetas. Também foram coletadas informações sociodemográficas. A amostra foi composta por 343 acadêmicos, dos quais 175 (51,1%) eram homens e 168 (48,9%) eram mulheres, com média de idade de 22,9 ± 5,6 anos. Foram realizadas análises de diferenças entre grupos comparando cada domínio do WHOQOL-Bref com o sexo, períodos de formação, classes socioeconômicas, níveis de atividade física e satisfação com a imagem corporal. Conclui-se que o sexo, o nível de atividade física e a satisfação com a IC influenciam significativamente na percepção da QV dos estudantes pesquisados. Ao comparar a percepção da QV entre os períodos de formação verificam-se que os estudantes concluintes apresentaram melhores resultados nas facetas relacionadas ao domínio ambiente, quando comparados aos estudantes ingressantes.
Referências
CAMPANA, Angela Nogueira Neves Betanho et al. Avaliação da imagem corporal: instrumentos e diretrizes para a pesquisa. São Paulo: Ed. Phorte; 2009.
CIESLAK, Fabrício et al. Análise da qualidade de vida e do nível de atividade física em universitários. Journal of Physical Education, Maringá, v. 23, n. 2, p. 251-260, 2012.
CLAUMANN, Gaia Salvador et al. Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 28, n. 1, p. 2824-2834, 2017.
FLECK, Marcelo Pio de Almeida (org). A avaliação de qualidade de vida: guia para profissionais da saúde. Porto Alegre, RS: Ed. Artmed; 2008.
FRANK, Robson et al. Fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em acadêmicos de Educação Física. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 65, n. 2, p. 161-7, 2016.
GUEDES, Dartagnan Pinto; LEGNANI, Rosimeide Francisco Santos; LEGNANI, Elto. Motivação para a adesão ao exercício físico: diferenças de acordo com experiência de prática. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Distrito Federal, v. 20, n. 3, p. 55-62, 2012.
LANSINI, Luís Carlos et al. Nível de sedentarismo entre estudantes universitários do Rio Grande do Sul e os possíveis fatores associados. Revista O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 267 – 274, 2017.
MELO, Priscila Evangelista et al. Percepção da autoimagem corporal de universitários. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 3, p. 208-213, 2016.
MENDES-NETTO, Raquel Simões et al. Nível de atividade física e qualidade de vida de estudantes universitários da área de saúde. Revista de Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 10, n. 34, p. 47–55, 2013.
NUNES, Maiana Farias Oliveira et al. Satisfação e autonomia nas atividades de lazer entre universitários. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 91-103, 2014.
RAMIS, Thiago Rozales et al. Tabagismo e consumo de álcool em estudantes universitários: prevalência e fatores associados. Revista Brasileira de Epidemiologia,São Paulo, v. 15, n. 2, p. 376-385, 2012.
REBOLHO MARTINS, Cilene et al. Insatisfação com a imagem corporal e fatores associados em universitários. Estudos de Psicologia, Online, v. 17, n. 2, p. 241-246, 2012.
RECHENCHOSKY, Leandro et al. Estilo de vida de universitários calouros e formandos de educação física de uma universidade pública do centro-oeste brasileiro. Coleção Pesquisa em Educação Física, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 47-54, 2012.
SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 2015. Disponível em <http://convergenciacom.net/pdf/mapa-ensino-superior-brasil-2015.pdf>. Acesso em: 20 setembro 2016.
VEIGA, Carolina; CANTORANI, José Roberto Herrera; VARGAS, Leandro Martinez. Qualidade de vida e alcoolismo: um estudo em acadêmicos de licenciatura em educação física. Conexões, Campinas, v. 14, n. 1, p. 20-34, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).