VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA O DOSEAMENTO DE RESVERATROL EM VINHOS BRANCOS
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v1i2.19Resumo
O resveratrol (3,5,4’ - tri-hidroxiestilbeno) é uma fitoalexina, produzida pelos vegetais para protegê-los do estresse causado por fatores biológicos, como fungos patogênicos, ou abióticos, como a radiação ultravioleta. Este composto tem reconhecidas atividades biológicas, e algumas delas são de uso terapêutico, tais como ação antiinflamatória, anticarcinogênica, antioxidante, inibe a peroxidação de lipoproteínas e previne doenças cardiovasculares. A principal fonte do composto resveratrol, foi determinada em uvas das espécies Vitis vinifera, V. labrusca e V. muscadine, usadas na fabricação de vinhos e desta forma vem sendo extensamente explorado na tentativa de extraí-lo e/ou quantificá-lo nestas matérias primas. A metodologia de doseamento do resveratrol se restringe á cromatografia líquida de alta eficiência, cara e de difícil manuseio. Assim, o objetivo do trabalho foi validar uma metodologia de doseamento do resveratrol por espectrofotometria na região do ultravioleta, mais acessível, fácil e rápida. Para o doseamento de resveratrol em vinho branco foi adaptada uma metodologia baseada em Sautter (2005), Santin (2006), Gonzáles (2005), Bertagnolli (2007) e Serefin et al. (2000). O método seguiu as exigências da Resolução (RE) n°899 de 2003, onde foram testados os parâmetros de linearidade, precisão e exatidão. O resveratrol foi dosado por espectrofotometria-UV em 306nm. Foi detectada a presença de resveratrol nas quatro amostras de vinhos brancos (Chardonnay 2008, Chardonnay Reserva 2007 e 2008 e Sauvignom Blanc), nas concentrações de 0,18 a 0,23mg/L e a metodologia se mostrou linear (R² 0,99), precisa (concentrações 0,08, 0,4 e 0,08mg/L para os respectivos CV 0,0000, 1,9417 e 1,6627) e exata (100,75%).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).