SALAS DE ESPERA: SIGNIFICÂNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE VIVÊNCIAS TEMÁTICAS (TUBERCULOSE E TABAGISMO) EXPERIMENTADAS EM UM ESTÁGIO

Autores

  • Luiz Eduardo de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • VALÉRIA DE OLIVEIRA
  • MABEL MILUSKA SUCA SALAS
  • Isabelle Mariana Torres Lemos
  • Hiago Gomes Duarte Pires Dias
  • Luany Tavares Faquini
  • Neulimar Mateus Júnior
  • Ranele Luiza Ferreira Cardoso
  • Rhaslla Gonçalves Batista
  • Sarah dos Santos Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v12i1.2111

Palavras-chave:

Estágio clínico. Sala de espera. Tuberculose. Tabagismo. Educação superior

Resumo

Objetivo: analisar as significâncias político-pedagógicas de duas vivências experimentadas (“Tuberculose” e “Tabagismo”) por estagiários de um curso de Odontologia em salas de espera de uma Unidade de Atenção Primária de Saúde (UAPS). Metodologia: estudo qualitativo transversalmente estruturado sob estratégia narrativo-descritiva e moldado à técnica argumentativa. Resultados: o “Estágio Supervisionado em Unidade de Atenção Primária I” foi didaticamente sistematizado em dois períodos, “Pré-intervenção” e “Intervenção”. Do primeiro, se desvendaram três ações, a “Pactualização do enlace ensino-serviço-comunidade”, a “Contextualização dos acadêmicos estagiários” e a “Estruturação e ambientalização das equipes de trabalho”. Já o segundo foi guiado pela lógica pedagógica do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar), onde todas as ações programadas seguiram a lógica ativa do planejamento estratégico, ou seja, contextualizadas às realidades do cenário de prática, ou seja, salas de espera da Unidade de Atenção Primária de Saúde do bairro JK do município de Governador Valadares, MG. Conclusão: das experimentações vivenciadas algumas inferências merecem destaque: a concepção pedagógica de estratégias práticas de ensino pautadas na articulação ensino-serviço-comunidade; a escuta na identificação dos problemas/demandas a serem enfrentadas pela equipe estagiária; o reconhecimento do potencial dos ambientes de espera para a implantação de ações educativas; a importância de disseminar os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Almeida, L. E. de, OLIVEIRA, V. D., SALAS, M. M. S., Lemos, I. M. T., Dias, H. G. D. P., Faquini, L. T., Júnior, N. M., Cardoso, R. L. F., Batista, R. G., & Barbosa, S. dos S. (2024). SALAS DE ESPERA: SIGNIFICÂNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE VIVÊNCIAS TEMÁTICAS (TUBERCULOSE E TABAGISMO) EXPERIMENTADAS EM UM ESTÁGIO. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 12(1), 127–143. https://doi.org/10.33362/ries.v12i1.2111

Edição

Seção

Estudos Interdisciplinares em Saúde