EQUOTERAPIA E REABILITAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Jadson Justi Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • Heloisa Bruna Grubits Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v3i2.233

Palavras-chave:

Equoterapia. Reabilitação. Linguagem. Saúde.

Resumo

Equine Therapy and Rehabilitation in Health

Resumo: A Equoterapia é um método terapêutico que apresenta o cavalo como principal instrumento para habilitação e reabilitação em saúde e educação, utilizando-se de técnicas de equitação para a reeducação motora e mental, atuando em âmbito terapêutico para superar ou minimizar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais de seus praticantes. A teoria da comunicação e o desenvolvimento humano em saúde podem ser sistematizados e integrados de uma maneira metódica e, ao mesmo tempo, prática no cotidiano equoterapêutico. Objetivo: Estimular processos dimensionais da Linguagem na associação de dois procedimentos terapêuticos, Equoterapia e terapia fonoaudiológica, para crianças diagnosticadas com atraso de linguagem. Método: Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de cunho hipotético-dedutivo sobre o atendimento equoterapêutico com crianças que apresentam diagnóstico de atraso de linguagem. Resultados: A avaliação pré-intervenção terapêutica constatou prejuízos sintáticos, semânticos e pragmáticos dos integrantes. Os dados coletados pós-intervenção demonstraram melhoras para os participantes nas três dimensões estudadas. Os participantes deste estudo obtiveram crescente número de palavras emitidas espontaneamente durante as terapias. Houve desenvolvimento em aspectos psicomotores, perceptuais, cognitivos e de desenvolvimento verbal. Considerações finais: A terapia concomitante de linguagem e equoterapia pode ser satisfatória para a melhora da patologia de atraso de linguagem. Ressalta-se que as melhoras na gama de itens avaliativos de linguagem também foram promovidas por aspectos psicomotriciais proporcionados pela Equoterapia para os dois casos estudados.

Palavras-chave: Equoterapia. Reabilitação. Linguagem. Saúde.

 

Abstract: Equine therapy is a therapeutic method that uses horses as the main instrument for habilitation and rehabilitation in the fields of health and education. By employing horseback riding techniques to promote motor and mental re-education, the equine therapy is used as a therapy to overcome or reduce sensory, motor, cognitive and behavioral impairments. The communication theory and the human development in health can be systematized and integrated in a methodic and practical manner into the equine therapy practice. Objective: To stimulate Language dimensional processes by associating two therapeutic procedures, namely equine therapy and speech therapy, in the treatment of children diagnosed with Language delay. Methods: This is a case study about the equine therapeutic care of children with diagnosis of Language delay. The hypothetical-deductive method was used to perform this research. Results: The assessment carried out before the therapeutic intervention detected syntactic, semantic and pragmatic impairments. Data collected after intervention demonstrated improvement in the three dimensions studied. The participants acquired an increased number of words spontaneously spoken during the therapeutic sessions. There was development regarding psychomotor, perceptual, cognitive and verbal development aspects. Final considerations: The concomitant use of language therapy and equine therapy can be satisfactory to improve the pathology of Language delay. It is noteworthy that the improvements in the language items assessed in this study were also promoted by psychomotor aspects provided by the equine therapy in both cases.

Keywords: Equine Therapy. Rehabilitation. Language. Health.

Biografia do Autor

Jadson Justi, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestre em Psicologia (Psicologia da Saúde) pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras e graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Católica Dom Bosco.

Heloisa Bruna Grubits, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Psicologia (Psicologia da Saúde) pela Universidade Católica Dom Bosco e graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco.

Referências

ACOSTA, V. M. et al. Avaliação da linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento linguístico infantil. São Paulo: Santos, 2003.

BISHOP, D.; MOGFORD, K. Desenvolvimento da linguagem em circunstâncias excepcionais. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

BOONE, D. R.; PLANTE, E. Comunicação humana e seus distúrbios. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

CALLOU, D. et al. Topicalizações e deslocamento à esquerda: sintaxe e prosódia. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do português falado. Campinas: UNICAMP/FAPESP, 1993. v. 2, p. 315-353.

CHOMSKY, N. Aspectos da teoria da sintaxe. Coimbra: Armênio Amado, 1975.

CHAPMAN, R. S. Processos e distúrbios na aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FREIRE, H. B. G. Equoterapia: teoria e técnica – uma experiência com crianças autista. São Paulo: Vetor, 1999.

GESELL, A. A criança dos 5 aos 10 anos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

JAMES, W. Pragmatismo. São Paulo: Abril Cultural, l974.

JUSTI, J. Estudo crítico e propositivo de testes de avaliação da linguagem infantil. In: XI Congresso Nacional de Educação, 11., 2013, Curitiba, Anais... Curitiba: Champagnat, 2013. p. 27192-27199.

KAJAGOPALAN, K. Sobre a especificidade da pesquisa no campo da pragmática. Caderno de Estudos Lingüísticos, Campinas, n. 42, p. 89-97, 2002.

LEITÃO, L. G. Relações terapêuticas: um estudo exploratório sobre Equitação Psico-educacional (EPE) e autismo. Análise Psicológica, Lisboa, v. 22, n. 2, p. 335-354, jun. 2004.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MEISEL, J. M. Parâmetros na aquisição. In: FLETCHER, P.; MACWHINNEY, B. Compêndio da linguagem da criança. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1997. p. 21-39.

NEVES, A. P. M.; MALTA, S. C. L. Aspectos pragmáticos do perfil comunicativo de portadores de necessidades especiais submetidos à equoterapia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA, 2., 2002, Jaguariúna. Anais... Brasília: ANDE-Brasil, 2002. p. 57-67.

QUIROS, J.; SCHRAGEN, O. Lenguaje, aprendizaje y psicomotricidad. Buenos Aires: Panamericana, 1979.

RATTO, E. R. O cavalo a serviço da educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA, 1., 1999, Brasília, DF. Anais... Brasília: ANDE-Brasil, 1999. p. 227-227.

RIBEIRO, S. L. L. Encefalopatia crônica infantil não progressiva e o manejo terapêutico. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA. Curso avançado de Equoterapia. Brasília, 2003. p. 2-13. Apostila.

RODRIGUES, C. S. Equoterapia aplicada à paralisia cerebral. Brasília, DF: Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-Brasil, 2000. no prelo. Palestra do 34º Curso Básico Especial de Equoterapia.

SILVA, C. H. Equoterapia para cegos: teoria e técnica de atendimento. Campo Grande: UCDB, 2004.

SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1997.

ZORZI, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2003.

______. Linguagem e desenvolvimento cognitivo: a evolução do simbolismo na criança. São Paulo: Pancast, 1994.

Publicado

2014-09-15

Como Citar

Justi, J., & Grubits, H. B. (2014). EQUOTERAPIA E REABILITAÇÃO EM SAÚDE. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 3(2), 42–54. https://doi.org/10.33362/ries.v3i2.233

Edição

Seção

Dossiê: Reabilitação, Saúde e Qualidade de Vida