A relevância de atividades interdisciplinares de educação em saúde bucal para crianças de um projeto social
The relevance of interdisciplinary oral health education activities for children in a social project
DOI:
https://doi.org/10.33362/ries.v14i2.2401Palavras-chave:
Criança, Equipe interdisciplinar de saúde, Educação em saúde bucalResumo
Sabe-se que uma população com bons níveis de educação é uma população mais saudável, e uma população mais saudável tem maiores chances de apoderar-se de conhecimentos da educação. Nesse contexto, a escola é um local eficaz para promover essa união. A promoção de saúde, que visa à mudança de comportamentos dos indivíduos, é uma importante alternativa teórica ou prática para enfrentar os diversos problemas que atingem a saúde das populações. O objetivo foi avaliar a relevância das atividades de educação em saúde bucal realizadas de forma interdisciplinar com crianças de um projeto de assistência social. Esse é um estudo de intervenção com base em dados transversais previamente coletados. O estudo foi realizado na cidade de Santa Maria-RS, em uma Instituição Beneficente, onde funciona o projeto ASEMA, com 21 crianças entre 6 e 13 anos. De forma geral, foi possível notar, após as atividades de promoção de saúde, uma melhora no conhecimento das crianças avaliadas. Conclui-se que atividades de educação em saúde, quando realizadas de forma interdisciplinar, têm a capacidade de trazer resultados positivos para crianças assistidas em um projeto social.
Palavras-chave: Criança. Equipe interdisciplinar de saúde. Educação em saúde bucal.
Abstract: It is known that a population with good levels of education is a healthier population, and a healthier population has a greater chance of acquiring knowledge about education. In this context, schools are an effective place to promote this union. Health promotion, which aims to change individuals' behaviors, is an important theoretical or practical alternative to address the various problems that affect the health of populations. The objective was to evaluate the relevance of oral health education activities carried out in an interdisciplinary manner with children from a social assistance project. This is an intervention study based on previously collected cross-sectional data. The study was conducted in the city of Santa Maria-RS, in a Charitable Institution, where the ASEMA project operates, with 21 children between 6 and 13 years old. In general, it was observed that after the health promotion activities, there was an improvement in the children's knowledge. It was concluded that health education activities, when carried out in an interdisciplinary manner, can bring positive results for children assisted in a social project.
Keywords: Child. Interdisciplinary health team. Oral health education.
Resumen: Se sabe que una población con buenos niveles de educación es una población más saludable, y una población más saludable tiene más posibilidades de apropiarse del conocimiento educativo. En este contexto, la escuela es un lugar eficaz para promover esta unión. La promoción de la salud, que tiene como objetivo cambiar los comportamientos de los individuos, es una alternativa importante teórica o práctica para enfrentar los diversos problemas que afectan la salud de las poblaciones. El objetivo fue evaluar la relevancia de las actividades de educación en salud bucal realizadas de forma interdisciplinaria con niños de un proyecto de asistencia social. Se trata de un estudio de intervención basado en datos transversales previamente recogidos. El estudio se realizó en la ciudad de Santa Maria-RS, en una Institución Benéfica donde opera el proyecto ASEMA, con 21 niños de entre 6 y 13 años. En general, se observó que, tras las actividades de promoción de la salud, hubo una mejora en el conocimiento de los niños evaluados. Se concluye que las actividades de educación para la salud, cuando se realizan de forma interdisciplinaria, pueden aportar resultados positivos para los niños atendidos en un proyecto social.
Palabras clave: Niño. Equipo de salud interdisciplinario. Educación en salud bucal.
Referências
ARDENGHI, Thiago Machado; PIOVESAN, Chaiana; ANTUNES, José Leopoldo Ferreira. Desigualdades na prevalência de cárie dentária não tratada em crianças pré-escolares no Brasil. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 47, supl. 3, p. 129–137, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004352
BARR, Hugh. Competent to collaborate: Towards a competency based model for interprofessional education. Journal of Interprofessional Care, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 181-187, 1998. DOI: https://doi.org/10.3109/13561829809014104
BARBOSA, Taís de Souza; MIALHE, Fábio Luiz; CASTILHO, Aline Rogéria Freire de; GAVIÃO, Maria Beatriz Duarte. Qualidade de vida e saúde bucal em crianças e adolescentes: aspectos conceituais e metodológicos. Physis, [s. l.], v.20, n.1, p. 283-300, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312010000100015
BASTOS, José Roberto de Magalhães; SALIBA, Nemre Adas; UNFER, Beatriz. Considerações a respeito de SB e classes sociais. Revista Paulista de Odontologia, [s. l.], v. 38, n. 4, p. 38-41, 1996.
BLOMMA, Caroline; KREVERS, Barbro. Important aspects of conducting an interdisciplinary public preventive oral health project for children in areas with low socioeconomic status: staff perspective. BMC Oral Health, [s. l.], v.20, n.1, p. 362, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12903-020-01352-8
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Porto Alegre: Conselho Regional de Serviço Social – CRESS, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 3 out. 2024.
BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da Saúde da Família. Revista Brasileira Saúde Família Brasília, [s. l.], v. 2, n. 6, p. 50–63, 2002.
BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 163–177, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014.
CASEMIRO, Juliana Pereira; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da; SECCO, Fabio Vellozo Martins. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v.19, p. 829-840, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.00442013
DAMASCENO, Licínia Maria et al. Alterações no comportamento infantil decorrente da perda de dentes anteriores: relato de caso. Revista Brasileira de Odontologia, [s. l.], v.59, p. 193-6, 2002.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods3.html. Acesso em: 3 out. 2024.
LEÃO, Ana Thereza Thomé; CIDADE, Monica da Cunha; VARELA, Juliana Ribeiro. Impactos da saúde periodontal na vida diária. Revista Brasileira de Odontologia, [s. l.], v.5, n.4, p.238-241, 1998.
MACEDO, Cristiane Rufino. Cuidados gerais e higiene oral para prevenção de cáries em crianças. Diagnóstico e Tratamento, [s. l.], v.15, n.4, p.191-3, 2010. Disponível em: https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1332981975Carie.pdf. Acesso em: 3 out. 2024.
MELO, Francineide Guimarães Carneiro de et al. Perda precoce de molares permanentes e fatores associados em escolares de 9, 12 e 15 anos da rede pública municipal de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil. Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, v. 33, n. 1, p. 99–105, 2011. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v33i1.8373
PÉREZ-REYES, Ángel; BECERRA-RUÍZ, Julieta Sarai; GUZMÁN-FLORES, Juan Manuel. Influence of Behavioral and Sociodemographic Factors on Dental Caries in Mexican Children. Pediatric Reports, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 40, 2025. DOI: 10.3390/pediatric17020040.
PERES, Marco Aurélio; PERES, Karen Glazer. Levantamentos epidemiológicos em Saúde Bucal: um guia para os serviços de saúde. In: ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio de Anselmo. Epidemiologia da Saúde Bucal. 1º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p.19-31.
PERES, Marco Aurélio; TRAEBERT, Jefferson; MARCENES, Wagner. Calibração de examinadores para estudos epidemiológicos de cárie dentária. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v.17, p.153-159, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2001000100016.
REEVES, Scott; XYRICHIS, Andreas; ZWARENSTEIN, Merrick. Teamwork, collaboration, coordination, and networking: why we need to distinguish between different types of interprofessional practice. Journal of Interprofessional Care, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 1-3, 2018. DOI: 10.1080/13561820.2017.1400150.
SHI, Yanli; LI, Hong Min; YUAN, Beibei; WANG, Xin. Efeitos do trabalho em equipe multidisciplinar em ambientes não hospitalares sobre a saúde e pacientes com condições crônicas: uma revisão sistemática e meta-análise. BMC Prim. Cuidados, [s. l.], v.26, n.110, 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s12875-025-02814-0.
SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino da; PEDUZZI, Marina; ORCHARD, Carole; LEONELLO, Valéria Marli. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Revista da Escola de Enfermagem USP, São Paulo, v.49(spe2) p.16–24, 2015. DOI: 10.1590/S0080-623420150000800003.
TSAKOS, Georgios; BLAIR, Yvonne; YUSUF, Huda; WRIGHT, William; WATT, Richard; MACPHERSON, Lorna. Developing a new self-reported scale of oral health outcomes for 5-year-old children (SOHO-5). Health Qual Life Outcomes, [s. l.], v.10, n.62, 2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1477-7525-10-62.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global oral health status report: towards universal health coverage for oral health by 2030. Geneva: WHO, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/sites/default/files/2022-11/global-oral-health-status-report-towards-universal-health-coverage-oral-health-2030.pdf. Acesso em: 3 out. 2024.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Oral health surveys: basic methods. 5th. ed. Geneva: WHO, 2013.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). The Ottawa Charter for Health Promotion. Ottawa, Canada: WHO; 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Winck Erthal, JúliaJúlia Pauli Saccol , Patrícia Pasquali Dotto, Lenise Menezes Seerig, Aline Krüger Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





