SAÚDE E TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO FILME CONTÁGIO (2011)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v11i1.2722

Palavras-chave:

COVID-19. Pandemias. Saúde Pública. Teletrabalho.

Resumo

Objetiva-se analisar o filme de suspense-ficção científica norte americano, Contágio (2011), ao contexto pandêmico causado pela COVID-19, por meio de um estudo observacional com abordagem de dados visuais (estudo fílmico), considerando categorias subjacentes ao tema e que emergem do contexto fílmico, sendo: contexto de crise; cenário de uma pandemia; diálogos governo-população: comunicação diante a pandemia; medidas de proteção num cenário de pandemia; corrida contra o tempo: a procura de um tratamento; profissionais de saúde: a linha de frente do combate; e, por fim, o trabalho em contexto de crise: desafios e novas estratégias. Considerando as semelhanças, tem-se compreensão dos percalços advindos da situação pandêmica, principalmente por está interferindo diretamente na qualidade de vida das pessoas. Para tanto, estima-se estabelecimento da humanização no cuidado, na construção do vínculo, do diálogo e de relações de confiança entre profissionais de saúde e população.

Biografia do Autor

Sara do Nascimento Cavalcante, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Mestranda do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atua no Serviço de Saúde e Qualidade de Vida da UNILAB. É Pós-graduada em Saúde Pública com ênfase em NASF, ESF e CAPS e em Enfermagem obstétrica pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNSL. Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA (2017). Enquanto acadêmico de Enfermagem exerceu a condição de voluntário, no projeto de extensão Promoção da Saúde na comunidade Cafundó, Choró-CE. Atuou como monitora de duas disciplinas. Tecnologias do Processo de Cuidar em Enfermagem e Parasitologia Básica. Desempenhou função de Monitora Bolsista do Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde (PET-Saúde -2013-2015)/PET GraduaSUS (2016). Exerceu o cargo de 1ª Secretária do Centro Acadêmico de Enfermagem Eucléa Gomes Vale - UNICATÓLICA (2014-2015). Interessada nas áreas de promoção da saúde, saúde pública, saúde do adulto, Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Faculdade Luciano Feijão e Professora Colaboradora PPGP/ UFPI

Estágio Pós-Doutoral - Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Estadual do Ceará (2021-2022). Doutora e Mestre em Administração (Universidade de Fortaleza). Especialista em Saúde Pública e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão (FLF) onde lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Trabalho e Gestão das Organizações. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na UFPI (Mestrado Profissional). Cargo efetivo de Psicóloga Organizacional/Unilab, desde 2010. Experiência profissional em Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades). Atuação na Educação a Distância desde 2012 (Tutoria, Professor Formador, Orientador de TCC e Coordenação). Foi bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP de Inovação Tecnológica no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de Pessoas, Estudos Organizacionais e Administração Pública e Gestão Social. 

Irlane Batista Figueredo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestranda em Saúde Coletiva (UEFS). Especialista em Gestão em Saúde, pela Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Enfermeira pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Gestão de Pessoas e Bacharel em Administração pela Faculdade Santíssimo Sacramento. Técnico Universitário, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UEFS). Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem Emergencista (LacEEm/UEFS). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Políticas, Tecnologias e Segurança na Saúde (GESTIO - UEFS). Atuou como Bolsista de iniciação cientifica PEVIC no Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Desigualdade em Saúde (NUDES-UEFS) e como bolsista do PET - Redes de Atenção à Pessoa com Deficiência. Participou do Estágio de Vivências no SUS, promovido pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).

Edmara Chaves Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Possui graduação em Medicina Veterinária (FAVET-UECE), especialização em Pesquisa Científica (CCT-UECE), mestrado em Saúde Pública (CMASP/UECE), doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (PPGVC/UECE) e pós-doutorado pelo Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES-Renorbio/UECE). Atualmente, é professora Adjunta IV da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. COVID-19. Estratégia de Gestão: Instrumento para apoio à tomada de decisão na resposta à Pandemia da COVID-19 na esfera local. Brasília, 2ª ed. Setembro de 2020.

BISOL J. O calvário do gestor: responsabilidade sanitária em tempos de pandemia.

In: Santos AO; Lopes LT (orgs.). Planejamento e Gestão. Brasília-DF: Conselho nacional De Secretários de Saúde. 342p. Coleção Covid-19, vol.2. 2021

CAMPOS GWS, Campos RTO. Gestão em saúde. FIOCRUZ.2009 [internet]. [acesso em 16 jun de 2021]. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/gessau.html.

CECCON, R. F. & SCHNEIDER, I. J. C. Tecnologias leves e educação em saúde no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Tecnologias leves em tempos de pandemia. 2020.

CRUZ, R. M. et al. COVID-19: Emergência e Impactos na Saúde e no Trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 20 (2).2020.

D’AVILA, A.; MELO, M. F., VIDAl; L., R. D. Pandemônio Durante a Pandemia: Qual o Papel dos Profissionais da Saúde e a Ciência? Arq Bras Cardiol, 114 (5). 2020.

FARO, A. et al. Covid-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estud. Psicol. Campinas, 37, 1 -14.2020.

FONSECA HLP. Gestão e controle da saúde pública em tempo de pandemia.In: Santos AO; Lopes LT (orgs.). Planejamento e Gestão. Brasília-DF: Conselho nacional De Secretários de Saúde. 342p. Coleção Covid-19, vol.2. 2021.

FREITAS, A. D. G.; Leite, N., R., P. Linguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações. R.Adm., São Paulo, 50 (1). 2015.

GEBRAN Neto JP. Desafios da gestão em tempos de covid-19: escolhas entre o ideal e o possível. In: Santos AO; Lopes LT (orgs.). Planejamento e Gestão. Brasília-DF: Conselho nacional De Secretários de Saúde. 342p. Coleção Covid-19, vol.2. 2021.

GLERIANO JS, FABRO GCR, TOMAZ WB, GOULART BF; CHAVES LDP. Reflexões sobre a gestão do Sistema Único de Saúde para a coordenação no enfrentamento da COVID-19. Esc Anna Nery; 24(spe): e20200188. 2020.

GONÇALVES, Márcio Augusto. Organização e funcionamento do SUS / Márcio Augusto Gonçalves – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 132p.2014.

GONDIM, S.; BORGES, L. de O. Significados e Sentidos do Trabalho do Home Office: Desafios para a Regulação Emocional. In: Queiroga, F. Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico] / Porto Alegre: Artmed, – Coleção o trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2020.

JACKSON Filho, J. M. et al. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Rev Bras Saude Ocup, 45, (14), 1-3. 2020.

LIMA, C. R. M. et al. Emergência de saúde pública global por pandemia de COVID-19: desinformação, assimetria de informações e validação discursiva. Revista Folha de Rosto –UFCA. 2020.

MALIK AM. Planejamento e gestão de saúde em tempos de pandemia: visão sistêmica e cooperação para enfrentar os efeitos da pandemia. In: Santos AO; Lopes LT (orgs.). Planejamento e Gestão. Brasília-DF: Conselho nacional De Secretários de Saúde. 342p. Coleção Covid-19, vol.2. 2021.

MARTINS, L. B.; AGUIAR, C. V. N.; BASTOS, A. V. B. COVID-19: Seus Impactos nas Relações Trabalho-Família. In: Queiroga, F. Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico] / Porto Alegre: Artmed, – Coleção o trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2020.

OLIVEIRA, W. A. et al. Impactos psicológicos e ocupacionais das sucessivas ondas recentes de pandemias em profissionais da saúde: revisão integrativa e lições aprendidas. Estud. psicol. Campinas, 37, 1-12. 2020.

ORGANIZAÇÃO Internacional Do Trabalho (Oit). Garantir a Segurança e Saúde no Trabalho Durante a Pandemia. OIT: Lisboa. 2020.

PÉREZ-NEBRA, A. R.L; CARLOTTO, M. S.; STICCA, M. G. Bem-estar e Estresse Ocupacional em Contexto de Distanciamento Social. In: Queiroga, F. Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico] / Porto Alegre: Artmed, – Coleção o trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2020.

PERINELLI Neto, H. A lagarta e o olhar: roteiro e plano cinematográficos numa experiência de extensão universitária. In: Ver, fazer e viver cinema: experiências envolvendo curso de extensão universitária. Org. Humberto Perinelli Neto – 1.ed. – São Paulo: Cultura Acadêmica. 2016.

Porto, J. B.; PUENTE-PALACIOS, K.; NEIVA, E. R. Ajustes e Mudanças Organizacionais em Tempos de Pandemia da COVID-19. In: Queiroga, F. Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico] / Porto Alegre: Artmed, – Coleção o trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2020.

QUEIROGA, F. Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico] / Porto Alegre: Artmed, – Coleção o trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2020.

RAMALHO, AO; FREITAS, P.S.S; NOGUEIRA, PC. Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico nos profissionais de saúde em época de pandemia. ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther., São Paulo, 18.2020.

RAMOS LHD, ROSA AS. Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde. In: UNIFESP. Unidades de conteúdo UNASUS. P.1-14. 2016.

SANTOS, I. A.; NASCIMENTO, W. F. As medidas de quarentena humana na saúde pública: aspectos bioéticos. Revista Bioethikos, Centro Universitário São Camilo, 8 (2), 174-185.M2014.

SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. Psicol., Campinas, 37, 1-13. 2020.

WERNECK, G. L.; CARVALHO, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, 36 (5). 2020.

WORLD Health Organization (WHO). COVID-19. 2020a. Disponível em: <https://covid19.who.int/>. Acesso em 01 de julho de 2020 às 10h56.

_____. CORONAVIRUS. 2020b. Disponível em: <https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1>. Acesso em 01 de julho de 2020 às 10h40.

_____. Risk reduction and emergency preparedness: WHO six-year strategy for the health sector and community capacity development. World Health Organization: Geneva. 2007.

ZERBINI, T. & ZERBINI, T. Home Office: O Papel da Ciência, Orientações Médicas e Cuidados com o Ambiente. In: Queiroga, F. Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico] / Porto Alegre: Artmed, – Coleção o trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia

Organizacional e do Trabalho. 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

do Nascimento Cavalcante, S. ., Pinto de Almeida Bizarria, F., Batista Figueredo, I. ., Chaves Costa, E. ., & Lorenne Sampaio Barbosa, F. (2023). SAÚDE E TRABALHO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO FILME CONTÁGIO (2011). Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 11(1), 92–108. https://doi.org/10.33362/ries.v11i1.2722

Edição

Seção

Reabilitação, Saúde e Qualidade de Vida